Novo implante promete revolucionar o controle da infecção do HIV

Comportamento, Social
14 de maio de 2015
por Genilson Coutinho

implanet-610x408

Uma nova descoberta científica pode revolucionar a maneira de tratar os portadores do vírus HIV e melhorar consideravelmente sua qualidade de vida.

A novidade é um implante subcutâneo, aproximadamente do tamanho de um palito de fósforo e bem parecido ao implante usado como contraceptivo, que irá liberar no sistema do paciente os medicamentos antirretrovirais.

De acordo com os pesquisadores do Oak Crest Institute of Science, na Califórnia (EUA), o novo implante é a maneira mais eficaz de administrar o tratamento, já que elimina a necessidade do paciente de lembrar-se de tomar a medicação. De acordo com os especialistas, muitos pacientes administram as drogas de maneira irregular, tornando o tratamento ineficaz.

Os testes deram resultados positivos, sem efeitos colaterais. “Estamos muito satisfeitos com nossos estudos preliminares e já trabalhamos no desenvolvimento de um implante subcutâneo para o tratamento do HIV que permanecerá em vigor por um total de 12 meses”, explicou Marc Baum, líder do estudo.