Novidades da 15ª Parada LGBT de São Paulo são apresentadas em evento, nesta quarta (30)

Sem categoria
30 de março de 2011
por Genilson Coutinho

Em lançamento que marca a reaproximação da Parada com os setores comerciais privados, os destaques ficam para a comemoração dos 15 anos, a responsabilidade ambiental e o incentivo ao caráter artístico e estético da manifestação.
A Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) promove, na próxima quarta-feira (30), o lançamento do projeto da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo. Durante a ocasião, a diretoria da entidade apresenta as novidades desta edição, em que são comemorados os 15 anos da manifestação cujo tema é “Amai-vos uns aos outros: basta de homofobia! – 10 anos da Lei 10.948/01, rumo ao PLC 122/06”. Iniciativas sustentáveis e de responsabilidade ambiental estão entre os destaques, assim como o incentivo estético e artístico da Parada em diálogo com os setores comerciais privados. O evento de lançamento ocorre a partir das 20h, na Casa das Caldeiras, e conta com show musical da drag queen Renata Perón e apresentação do balé aéreo 188/Pulsarte.

15 anos de Parada

Há uma década e meia, cerca de 2 mil lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) se reuniram num sábado chuvoso, dia 28 de junho, para protestar contra a discriminação, violência e a falta de visibilidade desta população, frenquentemente marginalizada pela sociedade e ignorada pelas autoridades. Os manifestantes se concentraram em frente ao Museu de Arte de São Paulo (MASP), de onde partiram em marcha para a Praça Roosevelt, acompanhados por uma perua Kombi que levava caixas de som, nas quais as musicas dividiam o espaço com palavras de ordem durante todo o percurso.

Esta foi a primeira Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (na época, Parada do Orgulho GLT) que, 15 anos depois, reúne mais 3 milhões de pessoas e 20 trios elétricos, sendo considerada como a maior manifestação sócio-político-cultural da história do Brasil e a maior do gênero no mundo. Ao longo do tempo, se tornou uma das principais ações da sociedade civil para a promoção de diretos humanos e reivindicação por igualdade social, responsável por educar a população brasileira para o respeito às diversidades, especialmente a sexual.

Relembrar esse marco será um dos motes da edição que ocorre este ano, no dia 26 de junho. Além disso, o polêmico tema escolhido visa questionar a moral religiosa conservadora, que vem se reafirmando como uma das principais oposições ao avanço do reconhecimento da cidadania e direitos para LGBT.

Todas as ações planejadas pela APOGLBT para o desenvolvimento do tema e da comemoração dos 15 anos da Parada serão apresentados na noite desta quarta-feira, em evento que conta com a presença dos organizadores, representantes dos governos, apoiadores e patrocinadores. A ocasião também vem afirmar a reaproximação da Parada com os setores comerciais e empresariais, principalmente para a implementação de estratégias sustentáveis e ambientalmente responsáveis, assim como reforçar o caráter de celebração, com investimento nos campos artístico, performático e estético.

Nova direção

Esta também será a primeira atividade promovida pela nova diretoria da APOGLBT, sob a presidência de Ideraldo Luiz Beltrame. Desde a posse, em outubro de 2010, a atual gestão se compromete em viabilizar plataformas apoiadas na responsabilidade social e proteção ambiental, buscando por novas políticas e parcerias atualizadas nas suas relações com o terceiro setor.

O lançamento do projeto da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo ocorre nesta quarta-feira (30), às 20h, na Casa das Caldeiras (Avenida Francisco Matarazzo, nº 2000, Água Branca – São Paulo). O acesso ao evento será restrito a convidados.

Para mais informações, a APOGLBT disponibiliza o e-mail lancamentoparada@paradasp.org.br. A Associação também atende pelo telefone (11) 3362-8266, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h.

Serviço

Lançamento do projeto da 15ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo
Com show musical de Renata Perón e apresentação do balé aéreo 188/Pulsarte
Dia 30 de março (quarta-feira), às 20h
Casa das Caldeiras – Avenida Francisco Matarazzo, nº 2000, Água Branca, São Paulo
Informações pelo e-mail lancamentoparada@paradasp.org.br ou pelo telefone (11) 3362-8266
Entrada restrita para convidados, mediante a R.S.V.P.
Acesso a portadores de necessidades especiais
Estacionamento com serviço de vallet no local