Novembro Azul: Urologista participa do programa ‘Do Babado’ desta segunda-feira (6), na rádio Metrópole

Comportamento, Social
6 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

A campanha do “Novembro Azul”, realizada anualmente, é alusiva à conscientização do homem para a prevenção ao câncer de próstata. O assunto, muitas vezes tratado como tabu pela população masculina, é sério e precisa de atenção. Diante dos números alarmantes e como prevenir o câncer de próstata e os cuidados para população masculina o tem será abordado nesta segunda-feira (6), às 22h, no programa “Do Babado”, na Rádio Metrópole (101.3 FM). Para falar sobre o assunto, José Abraão Médico urologista, titular da sociedade brasileira de urologia mestre em Ciências da Saúde pela UFBA. Ainda no programa vamos conversa com Petra Peron Miss Brasil Gay versão Bahia. 2017.

Números no Brasil

No Brasil, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), a cada ano são descobertos 61.200 novos casos de câncer de próstata, com um total de 13.772 mortes/ano¹. Em termos globais, são mais de 1,1 milhão de novos casos/ano, com mais de 300 mil mortes². É o segundo tumor mais comum em homens (o primeiro é o câncer cutâneo não melanoma) e a terceira principal causa de morte, depois do câncer de pulmão e colorretal. “Muitos homens não buscam tratamento por medo de sequelas, como incontinência urinária e disfunção erétil. Mas quando diagnosticado e tratado em tempo hábil, os prognósticos são muito bons”, diz o urologista.

O câncer da próstata é assintomático e pode levar anos ou décadas para que apareçam os primeiros sintomas. Porém, quando a doença está em estágio avançado, as células prostáticas cancerosas podem crescer rapidamente e provocar dificuldade para urinar ou necessidade em urinar mais vezes durante o dia ou à noite, além de infecção generalizada e até insuficiência renal. Leia mais .

Câncer de próstata é o que mais preocupa homens, mas não é a única doença urológica

Os ouvintes podem participar do programa através do telefone (71) 3505-5000, Whatsapp (71) 98155-3258.