Notícias

Novembro Azul: Mulheres trans também devem se prevenir contra câncer de próstata

Genilson Coutinho,
02/11/2021 | 18h11
Bandeira trans (Foto: Elineldo Meira/Fotos Públicos)

A campanha Novembro Azul visa alertar a população que tem próstata para a realização do exame que pode indicar precocemente o aparecimento de tumor na próstata. Não há como evitar a doença, mas um diagnóstico precoce aumenta muito as chances de cura.

Por isso, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) ressalta que o exame também deve ser feito em travestis e mulheres trans, mesmo aquelas que já passaram pela cirurgia de redesignação sexual.

A associação também alerta para o fato de que a formação médica no Brasil não se aprofunda no tema da saúde das pessoas trans, o que acarreta um distanciamento entre essa população e os profissionais de saúde.

“Devido à dificuldade de acesso a profissionais capacitados e falta de medicação na rede pública, nossa população ainda enfrenta o desafio da automedicação, o que tem trazido agravos na saúde de nossa população. Não há tantos estudos nesse campo ainda e as informações são insuficientes. Portanto é melhor seguimos nos prevenindo e alertas sobre nossa saúde.

Dificuldade de acesso

Quanto ao câncer na próstata, uma vez diagnosticado com antecedência, ha uma chance de cura, dependendo das características do paciente, que pode chegar a mais de 95%.

No entanto, a Antra, alerta para o fato de que “infelizmente, a falta de representatividade e invisibilidade nas campanhas de conscientização também fazem com que pessoas trans não procurem ou não saibam da necessidade da prevenção”. Não debater significa não reconhecer esta questão, esta possibilidade”.

Ao mesmo tempo, travestis e mulheres transexuais, que têm uma expectativa de vida de 35 anos, e relatam dificuldades em serem inseridas no atendimento básico de saúde, tanto pelo despreparo médico quanto por outros fatores, como o não respeito ao uso do nome social.

Fatores de risco, como idade, histórico familiar, raça e sedentarismo também precisam ser levados em conta.

Previnir ainda é a melhor opção! #novembroazul

VIa Antra