Social

Novembro Azul: encontros de Uro-oncologia

Redação,
03/11/2020 | 10h11
Foto: Reprodução Internet

Dois grandes eventos estão confirmados na programação do Novembro Azul do Grupo de Uro-Oncologia da Bahia (Gruoba). O primeiro, no próximo dia 9, voltado para profissionais que integram equipes multidisciplinares atuantes na Uro-oncologia, será sobre “Qualidade de vida em pacientes tratados por câncer de próstata”. Moderado pelos uro-oncologistas Augusto Modesto e Humberto Ferraz e apresentado pelo oncologista Fernando Nunes, este encontro contará com palestras da fisioterapeuta pélvica baiana Carolina Barreto, do urologista Luiz Gustavo de Morato Toledo (São Paulo), do urologista Sidney Glina (SP) e da psiquiatra Carmita Abdo (SP). 

Já o encontro do dia 16, que será moderado pelos uro-oncologistas Lucas Batista e Augusto Modesto, presidente e coordenador científico da Sociedade Brasileira de Urologia – seção Bahia (SBU-BA), respectivamente, terá como tema o “Screening de câncer de próstata: o que temos de evidência na atualidade”. Os palestrantes serão o oncologista baiano Augusto Mota, o cardiologista Luís Cláudio Correia e o cirurgião oncológico Edmond Le Champiom, professor da Universidade Federal de Goiás e membro do Choosing Wisely Brasil. Ambos os eventos serão realizados pela plataforma zoom com o apoio da Sociedade Brasileira de Urologia – seção Bahia (SBU-BA) e da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – seção Bahia (SBOC-BA), mas o segundo, aberto ao público em geral, será veiculado também pelo canal da SBU-BA no YouTube.

Sobre o grupo – O Grupo de Uro-Oncologia da Bahia (Gruoba) foi criado em 2015, com o objetivo de aproximar especialistas na área de uro-oncologia, visando a multidisciplinaridade, já que é formado por especialistas das áreas de urologia, oncologia, radioterapia, medicina nuclear, radiologia, patologia, cirurgia vascular, fisioterapia e enfermagem. A imparcialidade é um dos diferenciais do grupo, que reúne os mais diversos serviços que representam a uro-oncologia baiana. Nos encontros do Gruoba, são  discutidos temas de interesse das mais diversas especialidades. O grupo já realizou três simpósios estaduais – Simpósios de Uro-oncologia da Bahia – e um regional – o I Simpósio Norte-Nordeste de Uro-Oncologia.

“Começamos como um grupo de WhatsApp com 10 colegas e hoje somamos 182 integrantes. A comissão organizadora, composta de 27 especialistas, representam os mais diversos serviços de uro-oncologia. Nossa meta é crescer ainda mais e criar um núcleo de ciência, assistência e docência, estimulando a educação continuada e o programa de residência médica. Desta forma, formaremos um núcleo consistente, atualizado, diversificado nos players que o compõe e unificado na tomada de condutas e elaboração de protocolos uro-oncológicos”, resumiu o uro-oncologista Augusto Modesto, coordenador do Gruoba.