Nova Sala do Coro do TCA será inaugurada nesta quinta (5)

Música, No Circuito, Teatro
4 de julho de 2018
por Genilson Coutinho

A nova Sala do Coro do Teatro Castro Alves será inaugurada nesta quinta-feira, às 18h, com a presença do governador Rui Costa. Durante a reabertura será realizada uma visita guiada para apresentar os resultados da reforma completa do espaço, a segunda entrega do projeto Novo TCA. A primeiro foi a Concha Acústica. Espaço essencial para a difusão das artes da Bahia, em especial para produções experimentais, de pequeno porte, independentes e emergentes, a Sala do Coro volta à cena com uma nova configuração espacial para o palco e a plateia, tendo a flexibilidade de formatos como fundamento de sua requalificação.

Na sexta-feira (dia 6), às 19h, o primeiro evento da Nova Sala do Coro, para convidados, será marcado pela peça musical infanto-juvenil “Viagens da caixa mágica”, com Lázaro Ramos, seguida de música com DJ El Cabong, além de exposição fotográfica da história do projeto TCA.Núcleo, demonstrando as diversas possibilidades de ocupação do espaço.

“Vamos começar com a Sala do Coro montada com uma formatação tradicional, com palco e arquibancada para plateia. Em seguida, a caixa preta será totalmente desocupada, para acolher o DJ e o público na pista. O evento vai mostrar na prática o que a nossa nova Sala do Coro pode proporcionar”, apresenta Moacyr Gramacho, diretor geral do TCA, em referência ao fato de que múltiplos arranjos serão possíveis com a instalação de uma moderna arquibancada retrátil, que oferece versatilidade cênica para criadores e novas experiências para espectadores, adaptando ao tipo que se desejar – palco italiano, arena, semiarena, cena aberta etc.

“A Sala do Coro se integra então a padrões internacionais e contemporâneos de espaço cênico e cultural, para voltar a ser impulsionadora da pujante produção cênica baiana, pronta para contar novas histórias de vanguarda, criatividade, resistência e consistência artística”, completa Gramacho.