Comportamento

Social

Nota oficial da Aliança Nacional lgbti+ de solidariedade ao padre Júlio Lancellotti

Redação,
05/01/2024 | 12h01

É com profundo pesar que tomamos conhecimento da tentativa de instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na cidade de São Paulo (SP), que supostamente investigará organizações não governamentais que atuam na região da Cracolândia.

No entanto, Padre Júlio Lancellotti foi citado pelo vereador proponente da comissão em questão como um dos principais alvos que passarão pelo escrutínio dos parlamentares. Diante desta declaração, expressamos nossa solidariedade ao Vigário Episcopal para o povo da rua, cujo trabalho exemplar tem sido alvo de questionamentos infundados.

Arquidiocese de São Paulo publica nota em apoio a | Direitos Humanos (brasildefato.com.br)

Padre Júlio tem dedicado sua vida a um trabalho brilhante de acolhida e assistência à População em Situação de Rua da Capital Paulista. Sua atuação vai muito além do simples oferecimento de alimentos, alcançando a doação de produtos de higiene básica, cobertores em épocas de frio extremo e outros cuidados essenciais. Seu comprometimento e empatia têm sido fundamentais na construção de uma ponte de esperança para aqueles que muitas vezes se veem à margem da sociedade.

Destacamos a importância da atuação do Padre Júlio Lancellotti na acolhida às pessoas da comunidade LGBTI+, em especial às mulheres trans e travestis em situação de uso de drogas e moradoras de rua. Sua postura de misericórdia e compaixão reflete um verdadeiro seguimento dos ensinamentos de Jesus Cristo, em contraposição à visão distorcida e intolerante de alguns setores da extrema direita.

A convocação de uma CPI é uma legítima prerrogativa dos Poderes Legislativos do país, no entanto, associar um trabalho ético e honrado como o realizado pelo Padre Júlio, que apenas busca amenizar o sofrimento dos mais vulneráveis, é alarmante e levanta sérias preocupações sobre a possível instrumentalização do poder político para fins pessoais. Em um ano eleitoral, é crucial destacar que qualquer tentativa de investigação direcionada a uma figura tão respeitada e comprometida com o bem-estar social como o Padre Júlio é, no mínimo, suspeita de ser uma perseguição infundada.

Diante desse cenário, conclamamos à sociedade a repudiar qualquer forma de ataque ao trabalho humanitário realizado pelo Padre Júlio Lancellotti e outros que, como ele, dedicam suas vidas a fazer a diferença na sociedade. É fundamental preservar e incentivar ações que promovam a inclusão, solidariedade e justiça social.

Por fim, estendemos o convite a todas as organizações não governamentais que atuam em prol da diversidade sexual (LGBTI+) a conhecerem de perto o trabalho inspirador realizado pelo Padre Júlio. A união em defesa dos direitos humanos e da justiça social é mais necessária do que nunca, e é através da solidariedade que construímos uma sociedade mais justa e inclusiva para todos.

4 de janeiro de 2024

Toni Reis
Diretor Presidente da Aliança Nacional LGBTI+

Gregory Rodrigues