‘Nobre Mulher’: clipe de Aiace reúne timaço de artistas que gritam por igualdade
Seguindo com a série de lançamentos que antecipam o seu já confirmado segundo disco solo, Aiace divulga “Nobre Mulher” em parceria com Manuela Rodrigues, Marissol Mwaba, Natália Matos, Brina Costa, Rhaissa Bittar, Mariana Guimarães e Siamese. Projeto, que chega como um grito por igualdade, tem um clima denso e forte, marcado pelo encontro das percussões, programações eletrônicas e guitarras. Nos vocais, um lamento coletivo e feminista. Elza Soares vem como a inspiração central.
“Nós, mulheres muitas, de variadas origens, cores, narrativas e individualidades, somos nobres por natureza. Rainhas das nossas próprias histórias. Grandes merecedoras de respeito pelo simples fato de existirmos, embora saibamos que, infelizmente e historicamente, ele ainda não nos é dado em sua completude nas nossas relações sociais. Levantar as nossas bandeiras diárias e estar junto a outras mulheres que somem nas nossas construções e fortaleçam essa trajetória é uma via potente de transformação dessa realidade”.
A mensagem, além de encorajadora, faz lembrar que se hoje estamos aqui e podemos fazer tantas coisas é porque muitas outras lá atrás se movimentaram nessa direção.
Além do single, já em todas as plataformas digitais, trabalho tem uma versão audiovisual -e performática – disponível no YouTube da cantora baiana. Aline Leony assina a coreografia.
“Convidei a já citada multiartista Rhaissa Bittar para fazer a direção e montagem desse videoclipe. Gravamos tudo com os nossos celulares, no meio da pandemia, buscando uma linguagem rápida e dinâmica, onde fomos livres para movimentar o nosso corpo da forma que queríamos. Em alguns momentos, nos movemos de forma parecida, onde uma continua o passo da outra. No final, era como se todas fossem um só corpo, uma unidade, um único ser. Como se uma continuasse o salto da outra. Do jeito exato que, em verdade, tem sido ao longo do tempo. Nós por nós”.
FICHA TÉCNICA
MÚSICA
Composição “Nobre Mulher”: Manuela Rodrigues
Composição poema “Mulher”: Mariana Guimarães e Pok Ribeiro
Vozes: Aiace, Manuela Rodrigues, Marissol Mwaba, Natália Matos, Brina Costa, Rhaissa Bittar, Siamese e Mariana Guimarães.
Produção musical: Aiace e Paulo Mutti
Arranjo, mixagem, guitarra, baixo, programações: Paulo Mutti
Masterização: Absolute Master
Arte capa: Keila Gondim
VIDEOCLIPE
Direção, Roteiro e Edição: Rhaissa Bittar
Coreografia: Aline Leony
Produção Executiva: UMA Produtora
SOBRE AIACE
Aiace faz parte da nova geração de cantoras baianas e também integra o grupo musical Sertanília. Solo, ela apresenta uma linguagem contemporânea, utilizando elementos da Música Popular Brasileira, jazz, universo pop e rock, sem esquecer as raízes ancestrais afro-baianas. Em suas músicas, canta sobre temas que são atemporais, levando o ouvinte a um lugar cheio de nuances e texturas que dialogam com as referências sonoras mais diversas, vestidas pela doçura e expressividade da sua voz.
Seu primeiro disco solo chamado “Dentro Ali” traz as participações especiais de Luiz Melodia e Lazzo Matumbi, grandes nomes da MPB. O álbum esteve presente entre os melhores lançamentos de 2017 por sites especializados como o Embrulhador.
Aiace lançou em 2019 o single “Pra Curar”. Em 2021, divulgou ‘Amarelocura’ e ‘Quando a Gente se Vê’. Em 2022, abriu seu calendário de estreias apostando em ‘Se Você se For’ como hit do verão. Agora, entrega ‘Nobre Mulher’, esquentando para o seu próximo álbum solo.
Dentre algumas de suas apresentações destacam-se: Festival Atlantikaldia 2018 (Espanha), Festival Psicodália 2019 (Santa catarina), Festival Virada Salvador 2020 (Salvador).