Serviços

No ‘Dia de Responsa’, funcionários da Ambev de todo o Brasil vão às ruas para promover consumo responsável de bebidas alcoólicas

Genilson Coutinho,
19/09/2014 | 16h09

ambeve

Hoje (19) a Ambev realiza a quinta edição do Dia de Responsa, data dedicada a celebrar o compromisso diário da companhia com o consumo responsável de bebidas alcoólicas. Ao longo do dia, todos os 35 mil funcionários da empresa no Brasil estarão mobilizados pela causa. Todo o time de vendas sai às ruas para pregar cartazes alusivos ao consumo responsável nos bares e conversar com os donos dos pontos de venda sobre a importância de cumprir a lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos. Além disso, cerca de três mil gerentes e supervisores de vendas paralisarão suas atividades diárias e se dedicarão integralmente a aplicar treinamento sobre consumo responsável a cinco mil garçons e atendentes em todo país.

Neste ano, a Ambev assumiu o compromisso público de treinar 60 mil pessoas em práticas de vendas e consumo responsáveis de bebidas alcoólicas ao longo de todo o mês de setembro. “Esta ação tem sido considerada a maior iniciativa deste tipo da história. Não há registro de algo tão grandioso”, afirma Ricardo Rolim, diretor de relações institucionais, sustentabilidade e comunicação da Ambev. Os treinamentos, que contam com a adesão e apoio da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), são feitos por meio do site www.treinamentoderesponsa.com.br , lançado pela Ambev especialmente para a ação. O curso ensina como os profissionais de bares podem trabalhar contra o consumo por menores de 18 anos, associado à direção ou em excesso.

Com o nome de Global Be(er) Responsible Day, o grupo Anheuser-Busch InBev (ABI), do qual a Ambev faz parte, também celebra do Dia e Responsa e, até o final do mês, terá treinado 500 mil pessoas em todos os 25 países onde atua. No Dia de Responsa, a Ambev também promove uma grande mobilização virtual. A empresa usará sua ampla plataforma digital, com sites e perfis em redes sociais institucionais e de suas marcas, para disseminar mensagens de consumo responsável e engajar cada vez mais pessoas. Uma gama de personalidades brasileiras também apoia a causa. “O Dia de Responsa é uma data massa! É quando todo mundo se junta para reforçar que menor de idade não pode consumir bebida alcoólica. Eu apoio essa iniciativa!”, declarou a cantora Claudia Leitte.

Ambev nas ruas

Com o objetivo de difundir a mensagem de consumo responsável de bebida alcoólica aos donos de bares, restaurantes e supermercados, os funcionários da Ambev visitarão estabelecimentos em todo o país ao longo do Dia de Responsa.

Eles estarão uniformizados com camisetas que trazem o logo +ID (ícone que representa as ações da companhia para evitar o acesso de menores de idade a bebidas alcoólicas) e a #diaderesponsa, também e distribuirão cartazes com o símbolo. Em diversas cidades do Brasil, toda a diretoria da companhia sairá às ruas para conversar pessoalmente com donos e funcionários dos estabelecimentos comerciais.

Brasileirão engajado

Como maior apoiadora do futebol brasileiro, a Ambev também marca presença nos gramados do Campeonato. Durante a semana em que se comemora o Dia de Responsa (14 a 20 de setembro), os times entrarão em campo com faixas com a mensagem Menor de idade e bebida alcoólica é gol contra! #Diaderesponsa.

Os clubes participantes são: Corinthians, Santos, Palmeiras, Portuguesa, Avaí, Juventude, Fortaleza, Ponte Preta, Guarani e Joinville.

ONGs mobilizadas

Todas as 23 organizações não governamentais que fazem parte do projeto Jovens de Responsa da Ambev também sairão às ruas no Dia de Responsa para promover o consumo consciente de bebidas alcoólicas.

Em São Paulo, por exemplo, os jovens da ONG Novo Olhar, realizam rotas de conscientização nos bares com intervenções teatrais. Em Minas Gerais, a Oficina de Imagens organiza um bicicletaço para mobilizar a comunidade e sensibilizá-la sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas.

A Enraizados, do Rio de Janeiro, promove uma batalha de MCs com pocket show temáticos. Durante a competição, os MCs respondem perguntas relacionadas ao consumo responsável de bebidas alcóolicas. Já a Arnea, em Campinas (SP), envolve a comunidade e alunos de uma escola pública em um desfile e um flash mob.

Comitês Bem Ambev

A edição de 2014 do Dia de Responsa contará com a participação dos recém-lançados comitês de voluntariado da Ambev. Estes grupos atuam junto à comunidade da região em que fábricas e centros de distribuição da companhia estão localizados. Para o Dia de Responsa, aproximadamente 250 voluntários de Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Brasília, Bahia e Ceará realizarão atividades com o envolvimento de mais de quatro mil pessoas das comunidades. Dentre as atividades desenvolvidas no dia 19 estão visita a bares, blitz em pedágios, realização de jogos e entrega de Brahma Zero para o “motorista da rodada”.

A Ambev e o consumo responsável
A Ambev organiza ações de defesa das práticas de consumo responsável há mais de 10 anos. Desde 2003, a companhia participa das discussões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre os efeitos do uso inadequado de bebidas alcoólicas.

Naquele ano, a empresa lançou o pioneiro Programa Ambev de Consumo Responsável (assista ao vídeo ). Norteadas pelas premissas da OMS, as ações da Ambev têm o objetivo de estimular o cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas a menores; promover a segurança viária; e incentivar o consumo moderado.

Atualmente, as iniciativas da Ambev em prol do consumo responsável possuem os seguintes projetos: Jovens de Responsa, Supermercado de Responsa, Bar de Responsa e Papo em Família.

O Jovens de Responsa (assista ao vídeo ) começou em 2010 e hoje reúne 23 ONGs de cinco estados brasileiros. Desde a sua criação, o projeto conseguiu impactar mais de 7,3 mil jovens diretamente, reuniu mais de 50 mil pessoas em eventos do programa e impactou 3,7 milhões de pessoas com ações de comunicação.

Com apoio, orientação e acompanhamento da Ambev, cada uma das ONGs desenvolve um trabalho diferenciado de acordo com a realidade local para conscientizar os menores de idade que eles não devem beber. Regularmente, a Ambev realiza o Seminário Social, evento onde todas as ONGs se reúnem para apresentar os resultados de suas ações, discutir os desafios atuais, cocriar novas ideias e soluções e também compartilhar melhores práticas.

Por meio do Jovens de Responsa, a Ambev tem encontrado iniciativas de prevenção simples, eficazes e de baixo custo de serem reaplicadas, as chamadas tecnologias sociais. Essas ferramentas têm colaborado com a elaboração de políticas públicas voltadas para o uso consciente do álcool.

O Supermercado de Responsa é uma parceria com redes de supermercados que visa evitar que menores de idade consigam comprar bebidas alcoólicas em supermercados do país.

Já o Bar de Responsa (assista ao vídeo ) é um amplo programa de treinamento de profissionais que trabalham em bares, restaurantes e eventos para que eles se tornem multiplicadores do consumo responsável. Desde que foi lançado, o Bar de Responsa já treinou mais de 100 mil pessoas.

O Papo em Família é um projeto lançado em 2013 para orientar os pais a prevenir o consumo de álcool por seus filhos menores de 18 anos. O programa foi criado em parceria com a Mauricio de Sousa Produções e conta com uma série de materiais didáticos multimídia, todos ilustrados pela Turma da Mônica Jovem e pela da Turma da Tina.