“New Queer Cinema”: Debate sobre corpo e política na Caixa Cultural Salvador

Notícias
3 de setembro de 2015
por Genilson Coutinho
Djalma Thuller é um dos convidados do evento. (Foto: Genilson Coutinho)

Djalma Thuller é um dos convidados do evento. (Foto: Genilson Coutinho)

“Corpo e Política” é o tema do debate que acontece hoje, dia 3 de setembro, às 19h, na CAIXA Cultural Salvador, como parte da programação da mostra “New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política”. A discussão terá a mediação de Mateus Nagime, curador da mostra, e as participações de Djalma Thuller (pesquisador) e Jorge Alencar (pesquisador e realizador). A entrada para o debate é gratuita.

No evento, que acontece até 12 de setembro, serão exibidos 23 filmes de língua inglesa produzidos entre 1980 a 1990 sobre formas alternativas de sexualidade, além de quatro títulos nacionais lançados entre 2013 e 2014.

Queer Cinema:

Na virada dos anos 1980 para os anos 1990, os jovens cineastas independentes estavam revoltados com a faltade ações políticas do governo diante da crise da AIDS. Com a proposta de transgredir os padrões e desafiar a lei e a historiografia da época, nascia o movimento “New Queer Cinema”, termo criado pela crítica e feminista americana B. Ruby Rich, segundo o qual cineastas valorizavam personagens e histórias com formas alternativasde sexualidade.

Os filmes produzidos durante esse período foram revelados nos principais festivais de cinema, com recepção calorosa no circuito, e ainda hoje repercutem, influenciando a produção cinematográfica, inclusive a brasileira.

Serviço:
Mostra de cinema: “New Queer Cinema – Cinema, Sexualidade e Política”
Período: de 2 a 12 de setembro de 2015
Horário: Consultar programação
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Ingressos: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia-entrada e correntistas que pagarem com cartão de débito da CAIXA). Vendas a partir das 9h do dia de cada sessão. A compra pode ser feita com o cartão Vale-Cultura.
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: consultar programação
Capacidade: 80 espectadores