Nestlé anuncia benefício de retificação de documentos para colaboradores transexuais

Genilson Coutinho,
05/07/2021 | 18h07
Foto: Genilson Coutinho

A Nestlé anuncia que a partir de agosto oferecerá como benefício opcional a retificação de nome em documentos para colaboradores transexuais. A iniciativa está aberta para as pessoas que trabalham na Nestlé em posições efetivas e de estágio, e é fruto da parceria da Nestlé com a Bicha da Justiça, startup de educação sobre direitos LGBTQIA+ e assessoria jurídica, que apoia pessoas trans a terem o processo de retificação de nome e gênero nos documentos.
A novidade foi anunciada durante a “Live de Respeito”, realizada no Dia do Orgulho LGBTQIA+, um momento de comunicar aos colaboradores todos os avanços da Nestlé na pauta e conscientizar cada vez mais as pessoas.

Ações e Diversidade na Nestlé
Durante todo o ano, a empresa realiza ações com foco nas frentes estratégicas de D&I incluindo a comunidade LGBTQIA+. Com estratégias e programas próprios voltados para debater questões de gênero, raça, LGBTQIA+, gerações (jovens e 50+) e pessoas com deficiência, a Nestlé possui Grupos de Afinidades formados pelos colaboradores. A Nestlé está comprometida com a inclusão de todas as comunidades e trabalha para eliminar as barreiras que impedem o acesso as oportunidades. A partir do mês de agosto de 2021, a Nestlé terá como benefício opcional a retificação de nome para seus funcionários transexuais (efetivos e estagiários), assim como o apoio a comunidade externa através da parceria com a startup, Bicha da Justiça. A Nestlé segue com ações internas e externas de apoio a comunidade LGBTQIA+ como, por exemplo, a parceira com o coletivo Mães Pela Diversidade e Nestlé Professional com a estruturação de curso de empreendedorismo para esse público.

Sobre a Nestlé
A Nestlé completa 100 anos no Brasil em 2021 e comemora a data renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de três centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café, leite e vegetais, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo, inclusive na cadeia orgânica. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel. Líder mundial em alimentos e bebidas, a Nestlé atua em 190 países e tem sede na cidade suíça de Vevey, onde foi fundada há mais de 150 anos, com o propósito de revelar o poder dos alimentos para melhorar a qualidade de vida de todos, hoje e para as próximas gerações. O portfólio de produtos e serviços conta com mais de 2 mil marcas para todas as faixas etárias e diferentes perfis e necessidades de consumo, como Ninho, Leite Moça, Nescau, Nescafé, Nespresso, KitKat e Garoto, entre outras. A Companhia tem compromissos globais como alcançar o impacto ambiental neutro nas operações até 2050 e tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025.