NEOJIBA fará Concerto de Natal no Parque da Cidade

Sem categoria
2 de dezembro de 2013
por Genilson Coutinho

O Parque da Cidade será palco para o Concerto de Natal com apresentação única da Orquestra Sinfônica Juvenil, principal das sete orquestras integrantes do NEOJIBA – – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, no dia 15 de dezembro, às 11 horas. O show será um momento de confraternização para o Natal, com a marca de unir boa música para pessoas de todas as idades gratuitamente.

O evento é fruto de uma parceria entre a Multi Planejamento Cultural e da Máquina Criativa, com o patrocínio do Grupo G Barbosa. Na oportunidade do evento, a Santa Casa de Misericórdia estará com um posto de coletas de leite em pó, que serão destinados a creches de Salvador parceiras da instituição.

Um pouco sobre a NEOJIBA:

A Orquestra Sinfônica Juvenil da Bahia foi criada pelo pianista e regente Ricardo Castro, sendo a principal das sete orquestras que hoje integram o NEOJIBA – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia – um programa do Governo do Estado da Bahia que visa integração social por meio de ensino musical, seguindo os ensinamentos do respeitado El Sistema da Venezuela.

Desde o seu início em 2007, esta orquestra atualmente formada por 120 jovens de 14 a 29 anos, já realizou mais de 130 apresentações para cerca de 140 mil pessoas e se destaca no cenário nacional e internacional por sua excelência e originalidade. Em 2010, a Orquestra Juvenil da Bahia apresentou-se em Londres, no Queen Elizabeth Hall, e Lisboa, no Centro Cultural de Belém, tornando-se a primeira orquestra jovem brasileira convidada a apresentar- se na Europa. Foi citada pelo jornal The Sunday Times como orgulho do Brasil.

Seguiram-se aos sucessos alcançados convites para três festivais em 2011: No Royal Festival Hall de Londres com Lang Lang como solista; no Konzerthaus de Berlim e no Victoria Hall de Genebra com Maria João Pires como solista. Em 2012 e 2013 foi escolhida como orquestra residente do festival Música em Trancoso, se apresentando ao lado de renomados músicos. A partir de 2012 torna-se a primeira orquestra brasileira a ser agenciada pela Columbia Artists Music, braço musical da Columbia Artists Management Inc. (CAMI), empresa norte-americana líder internacional na gestão de carreiras de artistas e conjuntos orquestrais. Em 2014, a Orquestra Juvenil da Bahia realiza turnê pelos Estados Unidos, com 12 concertos em 11 cidades para um público de mais de 18 mil pessoas.

O NEOJIBA já beneficia diretamente mais de 800 crianças e jovens, integrantes do Núcleo de Gestão e Formação Profissional do Programa, no Teatro Castro Alves, e em Núcleos de Prática Orquestral em Simões Filho, na Península Itapagipana e no Bairro da Paz, além de Trancoso, no extremo-sul da Bahia. Além disso, o NEOJIBA apoia pedagogicamente projetos orquestrais do interior do estado, levando seus resultados a jovens músicos dos municípios de Conceição do Coité, Jacobina, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Angical, entre outros.

O mais importante diferencial entre o NEOJIBA e a maioria das outras iniciativas de arte-educação realizadas no Brasil é sua função de real integração social, estimulando o convívio entre crianças e jovens de vários segmentos da sociedade.

Maiores informações no endereço: www.neojiba.org

Serviço

Concerto de Natal

Parque da Cidade, dia 15 de dezembro (domingo), às 11h