Serviços

Natura ultrapassa 300 mil consultoras digitais com sucesso da revitalização do modelo de negócio

Genilson Coutinho,
24/09/2018 | 10h09

O Dia da Consultora de Beleza, comemorado pela Natura em 22 de setembro, terá ainda mais motivos para ser celebrado neste ano. No segundo semestre, a companhia ultrapassou o número de 300 mil consultoras que atuam no modelo digital, um marco histórico de cadastros. Destas, 160 mil têm atuação apenas digital, enquanto as demais desenvolvem suas vendas de forma mista, presencial e online. Esta conquista se deve ao sucesso do plano de revitalização de venda direta, que promoveu diversas melhorias para toda a rede, valorizando o potencial empreendedor das consultoras.

 No ano passado, a Natura revitalizou seu modelo de negócios, com um plano de crescimento para as Consultoras de Beleza, que passam a integrar cinco diferentes estágios de progressão, de Semente a Diamante. O novo modelo valoriza a dedicação das consultoras à atividade, com aumento dos porcentuais de lucro, prêmios e incentivos a cada estágio. Os resultados são bastante animadores: no segundo trimestre de 2018, a produtividade das consultoras cresceu pelo terceiro trimestre consecutivo, com alta de 24,1% sobre o mesmo período do ano anterior. No mesmo período, a Natura registrou ainda maior atividade das consultoras e melhora no seu índice de lealdade.

 Outro pilar da revitalização do modelo de negócios é a digitalização. Hoje, já são mais de 600 mil Consultoras de Beleza usando a plataforma móvel da marca, por meio do aplicativo exclusivo para a consultora. Para incentivar ainda mais a digitalização de sua rede, a Natura aumentou o potencial de ganhos de suas consultoras digitais, no mesmo caminho do plano de crescimento implementado para a consultoria presencial no ano passado. Até então, todas as vendas feitas pelo Rede Natura davam um retorno de 16%. Agora, as Consultoras de Beleza Ouro e Diamante passam a ganhar, respectivamente, 18% e 20%. Os demais níveis seguem com a mesma porcentagem de ganhos.

 Em um ano, a quantidade de consultoras digitais triplicou. “Os resultados obtidos até aqui evidenciam a estratégia acertada que estamos perseguindo desde o ano passado, com a revitalização da Venda por Relações, fortalecendo a vocação empreendedora da nossa rede de mais de 1,1 milhão de Consultoras no Brasil. A Natura quer dar todas as ferramentas necessárias para as consultoras se desenvolverem junto com a tecnologia, valorizando a atividade”, afirma Erasmo Toledo, vice-presidente de Venda Direta da Natura para o Brasil. “No Dia da Consultora de Beleza, só podemos agradecer pela dedicação de nossa rede e celebrar as conquistas obtidas ao longo do último ano”, complementa Toledo.