Natura Musical promove show gratuito no Pelourinho ;veja as atrações

Sem categoria
12 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

A Natura apresenta no dia 21 de setembro shows gratuitos do coletivo Ponto BR, que está em turnê do disco “Na Eira” e Siba, que apresentará músicas do seu álbum mais recente, “Avante” no Pelourinho, em Salvador. A Noite Natura Musical começa com o coletivo subindo ao palco às 20h30 e, na sequência, é a vez do músico pernambucano se encontrar com o público baiano.

Acompanhado por Mestre Nico (percussão), Leandro Gervazio (tuba), Felipe Faraco (teclados) e Thiago Babalu (bateria), Siba (voz e guitarra) apresentará, entre outras músicas, “Ariana”, “Preparando o Salto”, “Brisa”, “Cantando ciranda na beira do mar”, além de “Canoa furada” e “A bagaceira”, ambas gravadas com a Fuloresta, grupo formado por músicos tradicionais de Nazaré da Mata, que ganharam nova versão no disco.

O músico pernambucano produziu uma coletânea com músicas dos seus quatro discos “Violas de Bronze”, “Fuloresta do Samba”, “Toda Vez que dou um passo o mundo sai do lugar” e “Avante” que será vendida exclusivamente nos shows apoiados pelo Programa Natura Musical.

A proposta do coletivo Ponto Br é apresentar o Brasil que o Brasil urbano desconhece. Atravessando séculos, a cultura popular tradicional brasileira é reconhecidamente uma das mais férteis e diversas do mundo. Cirandas, cocos, maracatus, bumba bois, rojões e batuques costumam ficar restritos a seus próprios círculos. Numa proposta pioneira e agregadora, o grupo aproxima esses mundos apresentando o show “Na Eira”, que é fruto dessa imersão os músicos. O repertório composto de cocos, cirandas, carimbós, bumba bois e tambor de mina, entre outros gêneros, explora a possibilidade desses diálogos com o uso de bases pré-gravadas e recursos cênicos de dança.

O grupo é formado por alguns dos principais mestres da cultura popular tradicional em diálogo com músicos contemporâneos radicados em São Paulo, mas de várias partes do país. Estão lá Mestre Humberto de Maracanã, do Bumba Boi de Maracanã, do Maranhão, Mestre Walter França, do Maracatu Estrela Brilhante, do Recife e Mestra Zezé Menezes, caixeira do Divino, da Casa Fanti-Ashanti, também do Maranhão. Já os músicos radicados em São Paulo são o pernambucano Eder “O” Rocha, a paulistana Renata Amaral, o suíço Thomas Rohrer e o maranhense Henrique Menezes.

Para a gerente de marketing institucional da Natura, Karen Cavalcanti, o encontro reforça o papel do programa em promover o diálogo entre a música de raiz e a produção contemporânea brasileira. “O Natura Musical reconheceu no coletivo Ponto BR uma oportunidade para difundir a música de raiz brasileira que tem origem na tradição da cultura popular, mas que influencia toda a produção contemporânea. E a música de Siba representa bem essa mistura entre o regional e o universal, entre a raiz e o contemporâneo”, afirma Karen Cavalcanti, gerente de Marketing Institucional da Natura.

SERVIÇO
Ponto BR (Na Eira)
Siba (Avante)
Data e hora: 21 de setembro, sábado, às 20h30.
Local: Pelourinho – Salvador (BA)
Grátis