Música

Natura Musical apresenta primeiro álbum de Nara Couto

Genilson Coutinho,
05/11/2021 | 12h11
Foto: Divulgação

Nara Couto convoca todas as mulheres do seu clã no novo single, “Retinta”. A faixa apresenta e dá nome ao disco de estreia da cantora baiana, com lançamento previsto para novembro, e que tem patrocínio da Natura Musical e do Governo da Bahia Natura, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura e conta com a parceria do selo Alá e distribuição da Altafonte. Composta pela própria Nara em parceria com Elen Oléria, que também assina a produção, a faixa ganhou um clipe dirigido por Edvaldo Raw e Preta Ferreira com a presença de grandes personalidades negras do Brasil, como Ana Paula Xongani, Adriana Quilombo, Nina Silva e Olívia Araujo.

“Retinta é a mensagem mais genuína de convocação para o auto amor e apreciação das mulheres negras com tons da última paleta de cores. É um grito e o clamor da mulher que tem menos visibilidade na sociedade. É força e bênção. É mais do que a pura militância, é vivência para produzir o futuro”, define Nara Couto.

Nos versos da canção, a cantora nascida e criada na Liberdade em Salvador e atualmente radicada em São Paulo, promove e afirma que as mulheres negras podem usar o símbolo da vaidade como possiblidade de entrar na realidade de superação dos obstáculos. E as cenas do filme ilustram tal teoria. “É uma celebração à nossa própria existência e o entendimento que quando as retintas tiverem sua beleza admirada, todas as mulheres negras, de todos os tons, também serão. É o momento que a exaltação sucumbida pelo racismo irá cair por terra, e trará a promoção da mulher linda e preta”, torce a artista.

Ela conta que quando começou a escrever esta canção buscou fugir dos problemas que vivencia por conta do seu tom de pele. “São e foram vivências extremamente cansativas e dolorosas. Agora eu quero falar é da potência de ter o tom de pele que tenho”, afirma. E além de fazer música de extrema qualidade, Nara convocou o bonde perfeito para passar tal mensagem.

“Retinta” chega com ares pop e jeito de hit. Daquelas canções que dá pra fechar os olhos e imaginar pessoas na Bahia, no Brasil e pelo mundo à fora cantando junto. Com esta faixa, Nara além de apontar que seu disco vem com máxima potência, faz um papel importante na sociedade levantando um assunto de fundamental valia.

“Natura Musical sempre acreditou na força da música para mobilizar as pessoas. Para refletir esse propósito e dar espaço à diferentes vozes, a plataforma apoia artistas, bandas e projetos de fomento à cena capazes de amplificar debates como a diversidade, a sustentabilidade e o impacto positivo na sociedade”, afirma Fernanda Paiva, Head of Global Cultural Branding.

“Retinta” foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Nara Couto, Mestre Aurino de Maracangalha, Mahal Pita e Mercado Iaô, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 58 projetos de música até 2020, como Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a plataforma de cultura da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu cerca de R$ 174,5 milhões no patrocínio de mais de 518 projetos – entre trabalhos de grandes nomes da música brasileira, lançamento e consolidação de novos artistas e projetos de fomento às cenas e impacto social positivo. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do País e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais. Em 2020, o edital do Natura Musical selecionou 43 projetos em todo o Brasil e promoveu mais de 300 produtos e experiências musicais, entre lançamentos de álbuns, clipes, festivais digitais, oficinas e conferências. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente da música brasileira, com uma programação contínua de lives, performances, bate-papos e conteúdos exclusivos, agora digitalmente.

Sobre o FAZCULTURA

Parceria entre a SecultBA e a Secretaria da Fazenda (Sefaz), o mecanismo integra o Sistema Estadual de Fomento à Cultura, composto também pelo Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). O objetivo é promover ações de patrocínio cultural por meio de renúncia fiscal, contribuindo para estimular o desenvolvimento cultural da Bahia, ao tempo em que possibilita às empresas patrocinadoras associar sua imagem diretamente às ações culturais que considerem mais adequadas, levando em consideração que esse tipo de patrocínio conta atualmente com um expressivo apoio da opinião pública.