No Circuito

Natura Musical apresenta “Mulheres no Pagodão”, primeiro single do EP Nova Década do Pagodão

Genilson Coutinho,
23/10/2023 | 23h10
Foto: Divulgação

Com o patrocínio da Natura Musical,  o single  “Mulheres no Pagodão” chega às plataformas digitais na próxima sexta-feira, dia 27, nas vozes das cantoras A Menina e Rai Ferreira, estreando a primeira das 6 faixas que irão compor o EP Nova Década do Pagodão, da Pagode Por Elas. O projeto, com registro também em audiovisual realizado pela produtora Preto Filmes, abre oficialmente a preparação para o Festival Pagode Por Elas, que acontece em 06 de janeiro de 2024, no Trapiche Barnabé, em Salvador.

“A música busca trazer uma mensagem de representatividade feminina. Ela veio pra dizer que existem mulheres ocupando diversos espaços na cena do pagodão baiano, como backing vocal, dançarinas e, principalmente, cantoras e musicistas. Na verdade, o que a gente busca é igualdade e mais diversidade cultural. Musicalmente, vale observar que esse pagode traz um solo de guitarra que fica na mente de quem escuta”, explica A Menina, que além de intérprete é compositora do single.

O EP Nova Década do Pagodão é o primeiro produto fonográfico da Pagode Por Elas através do Selo Som Por Elas que, assim como a comunidade homônima, busca acelerar o crescimento e digitalização de projetos musicais femininos e baianos.

“Me deixa emocionada saber que esse projeto tem o nome da missão que a nossa plataforma assumiu no mundo: construir uma nova década do pagode, com mais representatividade. Não por acaso, abrir o EP com Mulheres No Pagodão foi uma super aposta, porque trouxemos um feat entre uma artista com mais de 10 anos de pagode e a compositora que está no início de carreira, representando o poder da união entre as mulheres do pagodão. Sem contar que a música faz parte da nossa história com o Festival Digital, abrindo caminhos para o nosso 1º festival em formato presencial, em janeiro”, destaca Beatriz Almeida, Label Manager do Selo Som Por Elas.

O Festival Pagode Por Elas  foi selecionado pelo edital Natura Musical, por meio da lei estadual de incentivo à cultura da Bahia (FazCultura), ao lado de Cronista do Morro, Os Tincoãs, Ventura Profana e Casa do Hip-Hop Bahia, por exemplo. No Estado, a plataforma já ofereceu recursos para 64 projetos de música até 2021, como Margareth Menezes, Jadsa, Mateus Aleluia e Ilê Ayê.

Sobre Pagode Por Elas

Pagode Por Elas é a plataforma oficial de conteúdo e projetos especializada nas mulheres do pagode baiano. A missão é construir uma nova década para o pagodão, dessa vez com representatividade, feito por elas. 

Desse modo, atuam por meio da frente de conteúdo, com podcast, reportagens e influência nas redes sociais; eventos, a exemplo do Festival Pagode Por Elas e do Show Pagode Por Elas; e a frente de educação e selo musical, Som Por Elas. 

Sobre Natura Musical
Natura Musical é a plataforma cultural da marca Natura que há 18 anos valoriza a música como um veículo de bem estar e conexão. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu mais de R$190 milhões no patrocínio de mais de 600 artistas e projetos em todo o Brasil, promovendo experiências musicais que projetam a pluralidade da nossa cultura. Em parcerias com festivais e com a Casa Natura Musical, fomentamos encontros que transformam o mundo. Quer saber mais? Siga a gente nas redes sociais: @naturamusical.