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Natura Musical abre inscrições para projetos de música brasileira na Bahia

Genilson Coutinho,
17/06/2018 | 22h06

A baiana Larissa Luz foi uma das estrelas selecionadas pelo projeto / Foto: Genilson Coutinho

Natura Musical seleciona novos projetos para patrocínio em 2019, a partir de 12 de junho, com edital que apoia a renovação da cena contemporânea da música brasileira com projetos que refletem e contestam o momento de profunda transformação no qual vivemos. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho pelo site natura.sponsor.com.

Artistas, bandas e coletivos de todo o Brasil, que estejam em desenvolvimento de suas carreiras, conectados com uma cultura de paz, liberdade de pensamento e diversidade, podem se inscrever. “Buscamos selecionar propostas com potencial criativo para inovar e despertar o interesse das pessoas com um discurso conectado a temas contemporâneos. É importante que o projeto já tenha iniciado sua trajetória profissional de forma consistente e mantenha uma conexão direta com o mercado”, exemplifica Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura.

A marca está oferecendo R$ 4,5 milhões – com a combinação de recursos próprios da marca e recursos das leis Rouanet (Nacional) e leis estaduais – para o lançamento de novos trabalhos em qualquer formato, como, por exemplo, álbum, EP, vinil, shows, clipes e livro, que prevejam a disseminação desses conteúdos musicais em diferentes formatos e plataformas. Em 2018, a novidade do programa é abrir espaço para uma categoria inédita que abrange coletivos culturais. Sendo assim, selos, grupos, blocos, produtoras, casas de show de pequeno porte e centros culturais, entre outros, podem ser eleitos pela curadoria para a produção, promoção e realização de mostras, residências e intercâmbios, conteúdos, entre outras ações.

Serão contemplados no edital Natura Musical projetos musicais de todo o território brasileiro por meio da lei Rouanet e, regionalmente, na Bahia, em Minas Gerais, no Pará, em São Paulo e no Rio Grande do Sul, via leis estaduais de incentivo à cultura. A curadoria da plataforma é composta por especialistas como artistas, produtores, assessores de imprensa, jornalistas e empresários do mercado brasileiro. O anúncio dos selecionados será feito até dezembro.

Desde 2012, foram realizados seis editais regionais na Bahia com apoio do FazCultura. Ao total, foram 30 projetos selecionados e R$ 5,9 milhões investidos no estado. Entre os patrocinados recentemente, destacam-se os últimos álbuns de OQuadro, Giovani Cidreira, IFÀ, Livia Mattos, Talita Avelino e Russo Passapusso. Para este ano, estão turnês de Larissa Luz Luedji Luna, além do lançamento do novo disco de Josyara. O Natura Musical também apoiou o resgate das obras de Ederaldo Gentil e Mateus Aleluia, com celebrações de suas trajetórias realizadas em shows que reuniram artistas consagrados e nomes na nova geração.

Além do financiamento

Natura Musical tem buscado aumentar o impacto no ecossistema da música amplificando o papel da expressão artística como vetor de discussões de cultura e comportamento. No ambiente digital, as redes de Natura Musical e o site do programa oferecem conteúdo exclusivo como uma ferramenta de compartilhamento de ideias, no qual os artistas podem apresentar seu ponto de vista sobre temas como feminismo, diversidade, criatividade, relações afetivas, entre outros.

A plataforma ainda se propõe a auxiliar o desenvolvimento, em longo prazo, da carreira dos artistas patrocinados, por meio da Aceleradora Natura Musical. Ela é formada por uma rede de profissionais do mercado da música, que atua para criar novas conexões e, dessa forma, aumentar o alcance e o impacto dos projetos.

Segundo Fernanda Paiva, gerente de Marketing Institucional da Natura, a aceleradora é um elo entre artistas, festivais, estúdios, selos, casas de shows, distribuidoras, plataformas digitais e agências de comunicação, por exemplo.

“Temos percebido que a circulação dos shows, distribuição dos conteúdos e a comunicação são desafios comuns entre os projetos patrocinados. Com o nascimento da Aceleradora, podemos acompanhar o dinamismo desse mercado por meio da criação em rede. E essa rede de profissionais tem condições de inovar em novos modelos de negócios para o mercado musical”, conclui.

Sobre Natura Musical

Com 13 anos, o Natura Musical tem hoje um papel singular na valorização da produção contemporânea e da identidade musical brasileira: já apoiou mais de 367 projetos de 18 estados brasileiros. A marca lança em média 30 discos por ano, com destaques em listas de melhores do ano e premiações nacionais e internacionais, além de patrocinar shows, livros, filmes e acervos digitais.

O programa vem participando ativamente do lançamento e da consolidação de alguns dos mais representativos compositores e intérpretes da nova geração, com a gravação de discos e patrocínio de artistas como Liniker e os Caramelows, Francisco, El Hombre, Luedji Luna, Xênia França, Larissa Luz, Johnny Hooker, Filipe Catto, Felipe Cordeiro, Aíla, entre outros.

Ao mesmo tempo, Natura Musical financia projetos emblemáticos de ícones da música brasileira como, por exemplo, Elza Soares com A Mulher do Fim do Mundo, o novo disco de Jards Macalé, além o regate da obra de Mateus Aleluiaentre outros.

Em 2017, Natura Musical inaugurou em São Paulo uma casa de espetáculos voltada para música brasileira: a Casa Natura Musical, em Pinheiros. O espaço, com capacidade para 500 pessoas sentadas e mil em pé, oferece uma combinação de conforto e qualidade musical. A marca participa na curadoria dos shows, com o objetivo de construir uma grade de programação pulsante, com diversidade de perfis de atrações e de públicos, passando por novos artistas, nomes consagrados, música regional e festas itinerantes.

No ambiente digital, as redes do Natura Musical oferecem conteúdo exclusivo, abordando música e comportamento por meio de um multicanal de entretenimento produzido pela VICE Brasil.

Sobre Natura Musical

Natura Musical é a principal plataforma de patrocínio da marca Natura. Desde seu lançamento, em 2005, o programa investiu 132 milhões de reais no patrocínio de 367 projetos – entre CDs, DVDs, shows, livros, acervos digitais e filmes. O último edital do programa em 2017 selecionou 33 projetos em todo o Brasil. Os trabalhos artísticos renovam o repertório musical do país e são reconhecidos em listas e premiações nacionais e internacionais.

A plataforma digital do programa leva conteúdo inédito sobre música e comportamento para mais de meio milhão de seguidores nas redes sociais. Em São Paulo, a Casa Natura Musical se tornou uma vitrine permanente para a rica e pulsante produção musical brasileira.

Edital Natura Musical 2018

Inscrições, regulamento e atendimento a proponentes

Inscrições abertas: de 12/6 até 29/6 (até às 17h, pontualmente) pelo site www.natura.sponsor.com

Em caso de dúvidas, fale com a gente: (11) 5056-9832/ 33 ou edital@naturamusical.com.br. O atendimento será realizado das 10h às 17h, durante o período de inscrições.