Natura mobiliza redes sociais para ação coletiva sobre a beleza

In Moda
17 de agosto de 2017
por Genilson Coutinho

A Natura inova sua participação na SPFW e transcende sua atuação no calendário da moda. Em 21 de agosto – semana anterior ao evento – a empresa de cosméticos lança um chamado em seus canais de comunicação para mobilizar homens e mulheres a expressarem seu olhar sobre a pluralidade da beleza. Também foram convidadas personalidades para gravarem um vídeo para engajar o público na iniciativa. Entre os participantes estão os cantores Emicida, Xênia França, Aíla, o maquiador Marcos Costa e o idealizador da SPFW, Paulo Borges.

A ação tem o objetivo de mobilizar público e dar vida ao posicionamento da empresa por meio de produção coletiva de conteúdo que represente a diversidade de belezas brasileiras – de identidades, atitudes, gêneros, raças, formas e lugares.

Na primeira etapa da ação, o internauta que postar uma foto ou vídeo no Instagram com a hashtag #TodaBelezaPodeSer poderá ser selecionado e ter sua imagem exibida na plataforma digital da ação (www.natura.com.br/TodaBelezaPodeSer), além de aparecer nos telões de projeção da Natura durante a SPFW44.

Em um segundo momento, dezesseis pessoas, que também representem a diversidade serão convidadas para idealizar, desenvolver e apresentar uma coleção de moda coletiva no encerramento do SPFW, celebrando assim, o Mosaico Vivo. A iniciativa visa oferecer a pessoas comuns, a possibilidade de “hackear” o evento e celebrar o conceito de composição desse grande mosaico virtual formado por diversas belezas individuais.

Encontros de criação coletiva

 Os selecionados para essa experiência durante a SPFW formarão dois grupos multidisciplinares de oito participantes. Todos passarão por vivência de preparação para apresentarem uma coleção – vestuário, styling, maquiagem – criada e produzida coletivamente, que encerrará a semana na Bienal de São Paulo. Os convidados também serão os modelos da ação.

Durante os cinco dias da SPFW, os dezesseis participantes irão colocar a mão na massa por cerca de três horas em cada dia do evento, no Atelier Natura, no segundo piso da Bienal, que poderá ser visitado e permitirá a interação com o público.

A ação contará com quatro mentores: Jackson Araújo, especialista em comportamento, tendências e moda; Paulo Borges, responsável pela direção criativa e artística; Victor Apolinário, estilista da marca Cem Freio que junto com a sua equipe de costureiras será o mentor da coleção para finalização dos looks e styling de Marcos Costa, maquiador que prestará consultoria em beleza para a ação.

“Nossa missão será trabalhar em colaboração para criar um grande momento de catarse coletiva e encerrar essa edição com um formato surpreendente”, explica Fernanda Paiva, gerente de marketing institucional da Natura. A executiva conta que tanto a iniciativa de mobilização nas redes sociais como o encontro de criação coletiva buscam potencializar e materializar o conceito da assinatura “Viva Sua Beleza Viva” por olhares diversos e complementares. “Queremos proporcionar conteúdo e experiências presenciais que revolucionem formatos e linguagem de ativação e interação da Natura com seus públicos”, afirma.

Essa ação reforça ainda uma forte integração do que acontece no ambiente físico, durante os cinco dias do SPFW, e o movimento no ambiente digital. Mesmo após o grande fim da 44ª edição, a Natura continuará incentivando sua rede e seguidores a compartilhar suas expressões sobre beleza pela internet. O intuito é que a iniciativa transcenda o calendário da moda e gere um legado sobre o olhar das pessoas a convite da Natura, intitulado Mosaico #TodaBelezaPodeSer, além de reforçar a mensagem de que apesar das diferenças, há sempre uma beleza que nos une.