Natura lança aplicativo de meditação para promover bem-estar

Serviços
4 de outubro de 2018
por Genilson Coutinho

Atribulado e cheio de distrações, o modo de vida atual nos leva a estar sempre fazendo uma coisa e pensando em outra. Com o objetivo de promover mais equilíbrio e bem-estar para toda a sua rede de relações, a Natura lança um aplicativo de meditação, o “Meditação Natura”. A inspiração para o app surgiu de uma pesquisa científica conduzida em parceria pela Natura, o Instituto do Cérebro do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e a Associação Palas Athena, que comprovou a eficácia deste tipo de prática na redução de sintomas de stress e promoção do bem-estar.

 O aplicativo foi planejado de acordo com os desejos da empresa de reforçar a preocupação genuína com o bem-estar, além de mostrar que a meditação é simples e que é possível incluir a prática no cotidiano. Para isto, a ferramenta conta com um programa de treinamento de oito semanas, meditações guiadas em áudios de até dez minutos e paisagens sonoras autorais com sons que levam ao relaxamento. Além disso, estão disponíveis frases inspiradoras, que podem ser compartilhadas nas redes sociais, e um relógio com sinos que marcam o tempo para quem prefere meditar em silêncio.

 “A meditação é para todos e pode se tornar um hábito saudável, que auxilia no gerenciamento do stress e da ansiedade. A nossa ferramenta fornece instrumentos para que essa prática traga equilíbrio e foco baseando-se em quatro pilares: relaxamento, respiração, atenção e meditação”, explica Flavio Pesiguelo, vice-presidente de Pessoas e Cultura da Natura.

 Com práticas focadas em respiração, relaxamento e mindfulness (atenção plena, em tradução livre do inglês), a pesquisadora Elisa Kosaza e a doutoranda Cássia Coelhoso, ambas do Instituto do Cérebro, afirmam que o aplicativo oferece a possibilidade de as pessoas entrarem em contato com a meditação de forma simples. Segundo as especialistas, muitas pessoas se queixam de falta de tempo ou disponibilidade para frequentar um curso presencial. Elas ponderam que, considerando a intimidade das pessoas com o celular, ter o aplicativo facilita o acesso e o engajamento em práticas meditativas.

 O aplicativo também reforça a estratégia corporativa de mindfulness da Natura, que oferece sessões de meditação em suas sedes administrativas (Nasp e Cajamar). O aplicativo está disponível nos sistemas operacionais Android e iOS.