Natura é reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo por instituto internacional

Sem categoria
21 de março de 2014
por Genilson Coutinho

A Natura foi reconhecida como uma das empresas mais éticas do mundo pelo Ethisphere Institute, no prêmio “As Empresas mais Éticas do Mundo em 2014” na categoria “Fabricante de Produtos de Consumo”.

Por meio de questionários, avaliação de documentos e entrevistas com executivos, a premiação analisa cinco categorias para formação do “quociente ético” das empresas. São elas: programa de compliance, reputação, liderança e inovação, governança corporativa, cidadania empresarial e cultura da ética. A Natura se destacou por unir iniciativas relevantes em todas essas áreas. A companhia, por exemplo, revisou o código de conduta, o qual passou a contemplar 16 temas prioritários que esclarecem os limites das relações com os seus diversos públicos. Para tanto, disponibilizou treinamento para guiar as ações dos seus colaboradores, além de manter processos internos que visam identificar atos não condizentes com os valores da companhia.

Outra prova de iniciativa da Natura para o desenvolvimento da ética empresarial foi o fortalecimento das áreas de Compliance e Sourcing. Esses departamentos visam garantir a integridade e a transparência em todos os processos administrativos, além de manter a diligência com atitudes éticas e coibir prática de atos em desacordo com o comportamento empresarial definido.

A empresa ainda promove o “Natura´s Day”, evento anual que reúne os principais executivos e acionistas minoritários para dialogar a respeito dos rumos da companhia. Com esse canal de comunicação direto com os investidores, a Natura demonstra transparência na sua governança corporativa e aumenta o nível de informações sobre aqueles que escolheram as ações da companhia para fazer parte de suas carteiras de investimento.

Em continuidade às ações implementadas pela Natura para reafirmar o comportamento ético está um conjunto de atividades para adaptação à Lei Anticorrupção, regulamentação sancionada em 2012 para coibir atos ilícitos na condução de negócios. Alguns exemplos são a maior abrangência no mapeamento de riscos, além da criação de procedimentos mais rígidos nas concorrências para seleção de fornecedores e contabilização de pagamentos.

O reconhecimento à Natura foi concedido por uma da entidade internacional de maior referência no mundo quanto à avaliação do comportamento empresarial. O Instituto Ethisphere é um centro independente de pesquisa, melhores práticas e liderança de pensamento para a promoção da ética. Seus estudos e ações permitem às organizações melhorar a governança corporativa, mitigar riscos e aprimorar o relacionamento com funcionários, parceiros de negócios e investidores.

“Para nós, ética é a busca constante pela coerência entre o discurso e a prática, o alinhamento entre o que acreditamos e o que fazemos. Como um dos principais pilares da Natura, trabalhamos diariamente para aprimorar nossos processos e reforçar ainda mais nosso compromisso com a transparência e com o respeito a todos os públicos com os quais nos relacionamos. O reconhecimento da boa conduta da empresa muito nos orgulha por justamente simbolizar a concretização dos nossos valores e essência.”, afirma Alessandro Carlucci, diretor-presidente da Natura.