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Natura é premiada por ética e transparência em demonstrações financeiras

Genilson Coutinho,
15/10/2019 | 10h10

A Natura foi uma das empresas reconhecidas pelo Troféu Transparência – Prêmio ANEFAC-FIPECAFI-SERASA EXPERIAN, maior premiação de contabilidade do Brasil. As vencedoras foram selecionadas após análise realizada pelos alunos de mestrado e doutorado da FEA/USP/FIPECAFI. Mais de duas mil demonstrações financeiras foram avaliadas para a escolha das empresas mais transparentes do Brasil. A Natura foi uma das 10 companhias reconhecidas, na categoria de corporações com receita líquida acima de R$ 5 bilhões. A premiação será realizada em 15 de outubro em São Paulo. Esta é a quarta vez que a companhia recebe o reconhecimento.

Entre os critérios para chegar às ganhadoras estão a qualidade e o grau das informações contidas nas demonstrações e notas explicativas; a transparência das informações prestadas; a qualidade e consistência do relatório de administração e a aderência aos princípios contábeis no exercício de 2018. O Troféu Transparência já está na 23º edição e busca incentivar um ambiente de negócios mais justo e ético, a partir de um legado de transparência. “O Prêmio desempenha um papel importante ao contribuir com o aperfeiçoamento do processo de prestação de contas de empresas e é cada vez mais importante demonstrar que se opera com integridade”, afirma Milton Toledo, presidente nacional da ANEFAC.

O diretor de contabilidade e impostos da Natura, Anderson Garbin, explica que, devido ao compromisso com a melhoria contínua em políticas contábeis, a Natura adotou etapas de revisões de qualidade para que haja um alinhamento com toda a administração. “O reconhecimento não é um prêmio apenas da área financeira, mas de diversas áreas que contribuem para que as melhores práticas sejam alcançadas”, argumenta Garbin.

Viviane Behar, diretora de Relações com Investidores da Natura, enfatiza que é preciso conceder informações claras e transparentes para que os públicos de relacionamentos da companhia estejam sempre a par das estratégias. Uma das práticas é destacar os itens não-recorrentes para que os resultados da companhia fiquem em bases comparáveis – facilitando a análise sobre a evolução dos resultados. “A Natura também ressalta, em seus relatórios, seus compromissos com o impacto positivo. Por isso, as demonstrações financeiras contêm também um relato de métricas nos âmbitos econômico, social e ambiental”, afirma a diretora.