Natura apresenta download legal e gratuito do primeiro single do CD “Pregões – a melodia das ruas” do grupo paraense Quaderna

Notícias
22 de janeiro de 2015
por Genilson Coutinho

Quaderna_Divulga1_3MB

O portal Natura Musical oferece para download legal e gratuito a canção “Orquestra” do disco “Pregôes – a melodia das ruas” do grupo paraense Quaderna. A música está disponível no site www.naturamusical.com.br, na seção “Para Baixar”, a partir de 21 de janeiro. O álbum é resultado da pesquisa que os compositores, músicos e intérpretes paraenses Allan Carvalho e Cincinato Marques realizam há quatro anos nas ruas de Belém, projeto selecionado pelo edital Pará Natura Musical 2013, via Lei Semear de Incentivo à Arte e Cultura, do Governo do Estado do Pará.

“Orquestra” (Allan Carvalho e Cincinato Jr) é a música de abertura do segundo CD do Grupo Quaderna e funciona como um legítimo prefácio do atual trabalho da dupla sobre o universo dos pregões de rua, que são os cantos de vendas dos ambulantes, gênero oral muito comum aos centros urbanos brasileiros. Nesta canção, o Quaderna deixa evidente o seu tributo a estes homens, trabalhadores simples das vias das cidades, que deixam acesos seus bordões na história, como um precioso e divino tesouro, em meio ao barulho dos dias de hoje. O belo arranjo traz à tona a densa atmosfera sonora das ruas, mas abriga com cuidado a trajetória da melodia e do verbo que brota do chão, “da boca dos berros, do porão, do preto do asfalto”.
Com gravador e celular nas mãos, Cincinato e Allan, integrantes do Quaderna, percorreram os bairros da Cremação, Guamá, Matinha, Jurunas, São Brás, Cidade Velha, Campina e alguns até fora de Belém, durante viagens de trabalho ou passeio, dedicados a uma curiosa pesquisa musical: registrar o som e os cantos que vêm das ruas, feiras e mercados da capital paraense. Os pregões, como são conhecidos os cânticos de vendas dos comerciantes populares, de Belém, de ontem e de hoje, foram registrados em disco e serão apresentados no show no Ver-o-Peso.

Em quatro anos de pesquisa, os dois músicos registraram dezenas de cantos. “Como o pregão é imprevisível, a gente registrou com o que tinha na mão, onde fosse’’, recorda Allan Carvalho, músico que tem parcerias com outros compositores de Belém, como Ronaldo Silva, do Arraial do Pavulagem. O rico universo dos pregoeiros inspirou o CD de 12 faixas em ritmo de carimbó, lambada, quadrilha junina, xote, cúmbia e reggae, entre outros.

“Um de nossos objetivos com a criação de um edital Natura Musical dedicado exclusivamente ao Pará, em 2012, é valorizar a música paraense em diferentes esferas de atuação, de nomes consagrados a apostas, e também contribuir para a difusão nacional e valorização das tradições musicais riquíssimas dessa região. Ao proporcionar a realização de um projeto que busca a origem popular dessa tradição e sua conexão com a rotina da cidade de Belém, acreditamos que estamos alimentando a difusão e renovação da música regional”, diz Fernanda Paiva, gerente de apoios e patrocínios da Natura.

ORQUESTRA
(Allan Carvalho e Cincinato Jr)
Vem da pele da pedra, pelo chão
da boca dos berros, do porão
do preto do asfalto vem o som
que bate perna, dobra a queda
chuta a regra, rompe eras
é candeeiro da orquestra
estrondo do furacão
que torna o verbo partitura
pela sina, pela vida nua e crua
levando o canto na mão

segue o contratempo do vento
quem tem o dom e o segredo da rua, de ser

salve o garrafeiro, o quebra-queixo
o cascalheiro, a voz do mundo,
a voz do povo, a voz dos seus

salve pamonheiro, o raspa-raspa
o verdureiro, a voz do mundo,
a voz do povo, a voz de Deus

Ficha técnica
Vozes: Allan Carvalho e Cincinato Jr
Coro: Daniel Araújo, Suelene Oliveira e Victor Oliveira
Bateria e Percussão: Bruno Mendes
Baixo: Augusto Baboo Meireles
Violão: Ziza Padilha
Teclado: Alcir Meireles
Sax Alto e Sax Tenor: Elias Coutinho
Trumpete: Johab Quadros
Sax Barítono: Rafael Oliva
Arranjo: Alcir Meireles
Registros de áudio: em Belém do Pará, ambiente da feira do Ver-o-Peso e pregões dos vendedores de mel de abelha, jornal, gás de cozinha, alho rôxo, camarão, vendedora de ervas, passagem de barco para Barcarena e São Francisco e vendedor de frutas em Marabá/Pará.
SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL
Há nove anos o programa patrocina novos talentos, artistas consagrados em momentos emblemáticos da carreira e projetos de preservação de legado e formação musical em todo o Brasil. Com mais de 240 projetos e 1000 produtos culturais patrocinados, entre CDs, DVDs, shows, livros, pesquisas, documentários, exposições, acervos, entre outros, o programa ocupa hoje posição única no mercado musical brasileiro como fonte de recursos para a viabilização de projetos em várias plataformas, além de manter uma ativa plataforma digital e webrádio com 24 horas de programação diária. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas pelos projetos e ações proprietárias do programa.

O Natura Musical atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais.

OUÇA A WEBRÁDIO NATURA MUSICAL E SAIBA MAIS NO PORTAL
www.naturamusical.com.br