“Não queremos papéis secundários”: Classe artística de Salvador enviou carta à Rede Globo de Televisão

Arte e Exposições, No Circuito, Teatro
6 de novembro de 2017
por Genilson Coutinho

Salvador mais uma vez será cenário de mais uma produção da Rede Globo, que escolheu a capital baiana para locação da novela “De volta para casa”. Diante da constante falta de respeito com a classe artística local, que sempre é escalada para papéis secundários e aparições pequenas, o Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia, junto ao SATED-BA, enviou uma carta para a produção da novela e iniciou nas redes sociais um movimento, solicitando respeito e trabalho igual para todos . Na carta os artistas se manifestam e mandaram um recado para o alto escalão da novela:

Através desta carta, todos nós do Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia junto ao SATED-BA informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas  participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial.

As atrizes e os atores baianos “colocam a cara no sol”, não se recolhem à sombra e estão preparados para,  junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem.

Confira a carta na integra

Carta Aberta à Rede Globo de Televisão:

Prezada produção da novela “De volta para casa”, da Rede Globo de Televisão

Com muita alegria que nós, atores e atrizes da Bahia, recebemos a notícia que nossa terra será mais uma vez cenário de uma produção da emissora, desta vez do autor João Emanuel Carneiro e produção de elenco de Vanessa Veiga. Temos muito orgulho do  grande potencial das nossas locações, com suas riquezas naturais e  paisagens urbanísticas, do rico terreno em temáticas, do caldeirão cultural em constante ebulição e do berço histórico do nosso país. Mas, sobretudo, nos envaidecemos por nossa gente!

A Bahia é terra de povo guerreiro e trabalhador, de profissionais e mentes brilhantes, de onde brotam Jorges, Zélias, Betâneas Caetanos, Glaubers, Gils, Gals, Danielas e Ivetes. Mas não só da literatura e música se faz o nosso tabuleiro. Talentos “Made in Bahia” em interpretação para o audiovisual também são nossa especialidade! Wagner Moura, Lázaro Ramos, Vladimir Brichta, Regina Dourado, João Miguel, Luís Miranda, Fábio Lago, Edvana Carvalho, Daniel Boaventura, Cyria Coentro, Fabrício Boliveira, Laila Garin e muitos. Da mesma plantação de onde vieram estes, ainda existem muitos outros com a mesma formação, qualidade técnica e artística e trajetórias profissionais parecidas (muitas vezes, até compartilhadas) com capacidade para assumir papéis importantes e de destaque em qualquer produção audiovisual no Brasil ou no exterior.

Através desta carta, todos nós do Movimento Respeito às Atrizes e Atores da Bahia junto ao SATED-BA informamos que estamos disponíveis e aptos a compor o elenco principal em sua produção, e não apenas papéis secundários, sem falas e pequenas  participações. Temos consciência que lugar de elenco baiano não é na figuração especial.

As atrizes e os atores baianos “colocam a cara no sol”, não se recolhem à sombra e estão preparados para,  junto com a sua produção, protagonizar essa história de sucesso que será esta novela com a cara e jeito da Bahia que, com certeza, não deixará de retratar com fidelidade este povo tão cativante e envolvente, do qual nós somos parte e representamos tão bem.

Estamos ansiosas e ansiosos com a chegada da sua equipe. Com certeza, serão todos recebidos com a nossa famosa hospitalidade com gosto de dendê e braços abertos. Sem dúvidas, faremos todos se sentirem em casa e “De Volta para Casa”.

Vamos somar juntos nesta luta !