Literatura

No Circuito

Nairzinha é “Vovó Naná” em “Vó que brinca” seu primeiro livro infantil

Genilson Coutinho,
18/07/2022 | 21h07
Foto: Divulgação

Em seu primeiro livro direcionado para o público infantil, “Vó que brinca”, Nairzinha Spinelli compartilha o seu vasto conhecimento sobre histórias contadas e brincadeiras populares, construído em quase 50 anos de pesquisa. Este é o primeiro volume da coleção “Casa de Vó”, em que Nairzinha abre as portas da “casa da Vó Naná, a vó que brinca”, aquecendo o coração dos leitores com o aconchego, a diversão e o carinho que toda criança (de qualquer idade) merece sentir. O lançamento acontece em 24 de julho, às 15h, na Livraria LDM do Shopping Bela Vista (entrada gratuita/ valor do livro R$ 40,00).

O universo infantil sempre foi o objeto principal do trabalho da cantora, compositora, pesquisadora e multiplicadora da cultura da brincadeira (veja perfil completo abaixo). Esta pesquisa já serviu de base para o lançamento de livros, CDs e projetos voltados para a capacitação de pais e mestres na arte de brincar. Nesta coleção, porém, Nairzinha inaugura uma literatura voltada diretamente para crianças entre 2 e 8 anos.

Lançado pela Guaxe Produções e ilustrado por Kuy, o primeiro volume da coleção, “Vó que brinca”, aborda temas como a história – e a importância – da brincadeira, a cultura da humanidade e o encanto de ser avó. A obra traz a ludicidade de uma infância saudável e a beleza do relacionamento entre avós e netos.

O livro apresenta a “Vovó Naná” que interage com outros personagens baseados nos netos de Nairzinha e nos animais que ela brincava, quando criança, na casa dos avós dela. Estes personagens dão vida à coleção “Casa de Vó” que conta com 10 livros em que Narizinha (agora “Vovó Naná”) pretende envolver as crianças com a história do mundo e dos povos através da brincadeira. 

“Estou muito feliz, empolgada e satisfeita. Acho que estou na culminância da minha vida, cheguei no ponto que eu sempre quis: puxar meu banquinho, sentar e contar histórias para crianças. A coleção ‘Casa de Vó’ é isso, uma devolução direta para as crianças. Não só cantar, mas também conversar, passar para elas as histórias da humanidade, dos povos através da brincadeira, sem perder o vínculo com a cultura”, explica Nairzinha que há 48 anos pesquisa a brincadeira brasileira, como reminiscência da própria infância, onde cresceu ouvindo histórias do folclore infantil.

Serviço: Lançamento do livro “Vó que brinca”

Quando: 24 de julho de 2022

Horário:  15h

Onde: Livraria LDM – Shopping Bela Vista

Entrada Gratuita

Valor do livro: R$ 40,00

Nairzinha

Desde a década de 70, Nair Spinelli, a Nairzinha, estuda, pesquisa, atualiza e devolve às crianças da Bahia e do Brasil as brincadeiras tradicionais, oriundas da tradição indígena, portuguesa e africana, formadoras da identidade cultural brasileira.

A pesquisadora possui contextualizadas – do ponto de vista étnico, histórico, antropológico e musical – um acervo de 2.000 peças do folclore infantil brasileiro. Este trabalho está reunido, de forma teórica e prática, no projeto Cirandando Brasil que, desde 1987, já realizou mais de 6.000 eventos de cantigas de roda sendo mais de 3.000 em praças e parques e as restantes em congressos, escolas, museus, hospitais etc.

Com 13 discos lançados (entre músicas religiosas e obras voltadas para o universo da brincadeira), Nairzinha é autora também de oito livros, entre eles “Cirandando Brasil – Guia prático para professores” (um dos maiores acervos sobre as cantigas e brincadeiras do folclore infantil brasileiro, resgatando, atualizando e devolvendo a cultura da brincadeira brasileira às crianças, pais e professores) e “Quintal… Saudade ou Utopia” (conta a história da brincadeira brasileira através das identidades que formam a nossa cultura); e conquistou ao longo dessa jornada 12 prêmios e reconhecimento no Brasil e no exterior.

O trabalho de Nairzinha pode ser acompanhado no canal “Nairzinha Vovó Naná” no Youtube e no podcast “Nairzinha, Vovó Naná”, no Spotify, com contação de histórias voltadas para as crianças (pais, professores, interessados na cultura da brincadeira em geral). Também conta com o site do Cirandando Brasil (https://www.cirandandobrasil.com.br/e nos perfis do Instagram @nairzinhaspinelli e @cirandandobrasil.