Na era do disco: Festa XTRAVAGANZA entra no clima da DISCOTHÉQUE

No Circuito
18 de março de 2015
por Genilson Coutinho

extra

A festa XTRAVAGANZA DISCOTHÉQUE abre alas para 2015 em ritmo da era Disco e, aproveitando o mês de março, coloca em evidência todo o seu casting feminino, numa homenagem especial às mulheres. Os Djs residentes, Suzi 4tons & Don Maths, trazem sets recheados de elementos que deram origem a Disco Music, como o funk, o soul, o jazz, e as convidadas Adriana Prates, Dj Phephz, Liv Drummond, Karielle e Belbellita exploram outras vertentes como o House, o Techno e a música eletrônica em geral. “Nossa pista sempre aposta na diversidade. A Disco Music é uma referência, mas não é a única música da festa”, explica uma das idealizadoras da XTRAVAGANZA, Suzi 4Tons.

Dia 28/03 (sábado), a pista volta a ferver no LaláMultiespaço, trazendo este ritmo que, dos Estados Unidos, passando pela França, Espanha e Londres, continua influenciando as baladas mais famosas do planeta.

A Disco Music surgiu no início dos anos 70, nas discotecas de Chicago, Nova Iorque e Filadélfia. O Studio 54 e o Paradise Garage, em Nova Iorque, foram duas badaladas casas noturnas que despontaram empolgando multidões em pistas iluminadas por globos e luzes coloridas, movimentando um grande número de jovens que queriam agitar e dançar a noite inteira. “Embalos de Sábado à Noite“ foi o filme que popularizou o estilo, em 1977, época em que o movimento se espalhou pelas rádios, gravadoras e clubs. Sem contar que foi nesta época que os DJs também ganharam fama fora do rádio e foram para as pistas de dança.

Horse Meat Disco, Kool & the Gang, Earth, Wind & Fire , The O`Jays, A Taste Of Honey, The Jacksons, são apenas alguns dos sons que serão ouvidos na XTRAVAGANZA DISCOTHÉQUE. Loleata, Giorgio Moroder, Donna Summer, Stevie Wonder, Cerrone, Blondie, também devem rolar nas pick ups.

“Brincadeira com tom político” é a proposta

Desde que foi criada, há quase um ano, uma das características da XTRAVAGANZA é incentivar o público a entrar no clima, apostando em figurinos que trazem a referência de cada edição.

Aproveitando o mês das mulheres, os produtores torcem para que todos façam suas homenagens ao gênero feminino. “Seria incrível ver mulheres e homens travestidos em homenagem ao gênero feminino”, brinca Suzi. “De fato, se travestir é uma coisa muito normal na Bahia e, quem quiser ir, vai, e quem não quiser, não vai. É uma proposta de brincadeira, até porque já temos nossos performers que fazem e acontecem”, ressalta a DJ.

Para esta edição, Isaura Tupiniquim e Amanda Paraíso, artistas tarimbadas da XTRAVAGANZA, circulam pela festa e mostram o poder das mulheres e suas várias facetas mitológicas.

Don Maths também entrou no jogo e promete se transformar em Rouge Carmin. “Certa vez Kurt Cobain tocou no Rio de Janeiro e desabafou: ‘Eu gostaria de me livrar dos homofóbicos, sexistas e racistas em nosso público. Sei que eles estão lá fora, e isso realmente me incomoda’. Nessa apresentação ele estava vestido de mulher. Entrando nesse clima, brincamos com essa situação num tom carnavalesco, mas reafirmando a importância do feminino em um mundo de discriminação”, explica o integrante do DUO CONTACT.

Esta edição também contará com exposições das fotógrafas Shai Andrade e Iana Motta, que também irão explorar o universo feminino.

“Queremos fazer uma noite memorável, como tem sido as noites do Lalá, sem dúvida, um dos locais mais gostosos de estar no Rio Vermelho”, explica Suzi 4Tons. “O espaço tem caráter colaborativo, diverso e conectado com as tradições e movimentos da cidade. Parcerias como essas são bem importantes para o sucesso de projetos como o nosso. A gente gosta da noite e, mais ainda, de ver a pista fervendo”, declara 4Tons.

Enquanto segue enfrentando o desafio de entreter as pessoas na noite, a produção já pensa na comemoração de um ano da festa performática, prometendo novidades surpreendentes e, claro, muita “fechação”.

SERVIÇO

XTRAVAGANZA DISCOTHÉQUE (8a. edição)

Onde:LaláMultiespaço, Rua da Paciência, 329 – Rio Vermelho

Quando: 21/03 às 23h

R$ 20 | Lista Amiga R$ 15 (xtravaganza69@gmail.com)

Atrações: Djs: Suzi 4tons & Don Maths / Adriana Prates / Dj Phephz / Liv Drummond / Karielle / Belbellita

Performances: Isaura Tupiniquim / Amanda Paraíso