Na busca por inclusão social Mauricio de Souza cria personagens soropositivos

Sem categoria
14 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho


Maurício de Souza continua apostando na inclusão e diversidade para manter sua “Turma da Mônica” moderna e com forte caráter social. Depois de personagens com deficiências visual, auditiva e motora, síndrome de down, autismo e um amigo homossexual para Tina, o autor do principal gibi do Brasil apresenta Igor e Vitória, duas crianças portadoras do vírus da HIV/AIDS.
O projeto “Amiguinhos da Vida com a Turma da Mônica” é uma parceria com a ONG Amigos da Vida e será lançado na Livraria Cultura, no Shopping Iguatemi Brasília, na próxima segunda-feira (170, às 19h. O gibi, que terá distribuição gratuita, abordará questões como formas de contágio, o que é o vírus, como conviver com crianças soropositivas e o impacto social da síndrome.
Maurício de Sousa afirma que deseja combater o preconceito e focar na disseminação da informação o mais cedo possível. “Uma criança portadora do vírus HIV/AIDS, por exemplo, não tem culpa de ter contraído o vírus e é vista com receio pelos próprios coleguinhas e seus pais. Por essa razão precisamos já promover sua inclusão junto aos seus colegas na escola. Serão adultos melhores”, salienta o cartunista Maurício de Sousa.
Inicialmente o gibi terá tiragem de 30 mil exemplares, que serão distribuídos nas brinquedotecas do Distrito Federal, pediatrias dos hospitais da Rede Amil, postos de gasolina da Rede Petrobrás e em hospitais públicos da Secretaria de Saúde do GDF. O objetivo da ONG é que ainda em 2012, os personagens Igor e Vitória e sua história cheguem também em São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Salvador e Recife.