Músico Marcelo Jardim ministra oficina gratuita de Canto On-line
O grupo Território Sírius abriu inscrições gratuitas para a oficina Canto On-line, com o músico e arte-educador Marcelo Jardim, que proporcionará ao inscrito conhecer o seu potencial vocal e artístico além da importância da existência individual na sociedade. As inscrições se encerram no dia 6 de março e os encontros ocorrerão aos sábados, dias 12, 19, 26 de março e no dia 2 de abril, de 9h às 12h.
A formação propõe “o despertar musical por meio da sensibilização das percepções entre um corpo que canta e uma voz que dança”. Cantor, músico, compositor, ator, palhaço e arte-educador, Marcelo Jardim utiliza o estímulo de criações autorais e memórias de repertório pessoal e coletivo.
As atividades partem de provocações e exercícios, aguçando o instinto sensorial e perpassando por elementos como respiração, ritmo, afinação, projeção, registros vocais, drives vocais, beat box, abertura de voz entre outros. A oficina será desenvolvida a partir da propriocepção do corpo e de suas biomecânicas, associadas à percepção musical, proporcionando autoconhecimento e expressão artística.
Marcelo Jardim promove uma experimentação criativa com o canto e a voz a partir de atividades que lidam com a consciência vocal e princípios técnicos da voz falada e cantada, levando a desbloqueios e experiências com o canto e expressividades vocais.
O encontro integra o Ciclo de Oficinas Território Sírius, que reúne diferentes artistas que proporcionam o compartilhamento de conteúdos criativos e técnicos.
As inscrições para a oficina poderão ser realizadas pela internet por meio do site (https://bit.ly/oficinassirius) e a seleção levará em conta o currículo e os objetivos informados pelos inscritos. Outras informações podem ser obtidas pelo site do Território Sírius (territoriosirius.com.br) e pelas redes sociais do projeto (@siriusterritorio).
O projeto foi contemplado pelo Prêmio Riachão – Projetos de Pequeno Porte, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, destinado pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.