Teatro

Musical SE ACASO VOCÊ CHEGASSE – uma homenagem a Elza Soares faz apresentação on-line

Genilson Coutinho,
23/07/2021 | 13h07

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e comemorar 11 anos, desde a sua primeira exibição, a montagem SE ACASO VOCÊ CHEGASSE – musical em homenagem a Elza Soares, escrito por Elísio Lopes Jr. (Dona Ivone Lara), com direção-geral de Antônio Marques (Xô Xuá – Um Samba para Riachão), faz apresentação única neste domingo, 25 de julho, às 20h, na internet, pela TV Sonata.

Se Acaso Você Chegasse mostra as diversas facetas que a cantora teve que assumir ao longo da sua trajetória e presta homenagem para a artista que, hoje, é reconhecida como uma grande intérprete da Música Popular Brasileira (MPB). O espetáculo é construído de uma maneira envolvente: entrecortada por canções do repertório da cantora, a peça traz a atuação de quatro atrizes: Denise Correia, Lívia França, Josi Varjão e Clara Paixão, que vivem diversos momentos da biografia da artista.

Elísio Lopes Jr. constrói um mosaico de acontecimentos da vida de Elza Soares, entrecortado por canções do repertório da cantora, interpretados, sobretudo, pelas atrizes da montagem. Filha de um operário e uma lavadeira, a cantora desde cedo traçou seu caminho e enfrentou as adversidades com muita propriedade e coragem. Entre uma infância marcada pela gravidez, casamentos precoces e até mesmo a perda de um filho, dentre os nove que criou, Elza teve a necessidade de desempenhar diversos papeis no percurso da vida. A peça recria justamente a época em que a ‘Elza’ no singular não existia e, a partir daí, vai construindo uma narrativa que se baseia na trajetória da estrela. O resultado é uma obra rica em detalhes que leva o espectador a se colocar no lugar da cantora e a refletir sobre certas atitudes tomadas ao longo da vida.

O autor, inspirado pela biografia da cantora, retrata acontecimentos de grande relevância para conceber no palco a essência dessa grande mulher, ícone de força e sobrevivência, como a infância marcada por gravidez e casamentos precoces, a oportunidade de cantar em um programa de rádio, a perda de um filho, dentre os nove que teve os desencontros amorosos e, por que não, o encontro dela consigo mesma. No entanto, mais do que mostrar facetas da história de uma grande intérprete da Música Popular Brasileira, a peça instiga o espectador a refletir sobre a seguinte questão: e se você fosse a Elza Soares?

FICHA TÉCNICA
Texto
: Elísio Lopes Jr.
Elenco: Clara Paixão, Denise Correia, Josy Varjão, Lívia França, Agamenon de Abreu, Leonardo Freitas e  Gilson Garcia.
Dançarinos: Davi Conceição e Irven Alves
Direção Geral: Antônio Marques
Arranjos e Direção Musical: Paulo Mutti
Preparação Vocal: Ana Paula Albuquerque
Direção Coreográfica: Cristiane Florentino
Assistente Coreográfico: Micael Figueiredo
Figurinos: Agamenon de Abreu
Cenário: Hamilton Lima
Iluminação: Márcio Lima
Realização: Arte Sintonia Companhia de Teatro
BOX DE SERVIÇO
O quê: 
espetáculo “Se Acaso Você Chegasse – uma homenagem à Elza Soares”.
Quando:  25 de julho (domingo)
Horário: 20h.
Local: TV Sonata (www.isonata.com.br/tv)