Museu da Misericórdia realiza exposição ‘A Botica no Brasil’

Arte e Exposições, No Circuito
18 de setembro de 2015
por Genilson Coutinho

Museu da Misericórdia 2 bx

Com a exposição A Botica no Brasil, o Museu da Misericórdia, da Santa Casa da Bahia, marca sua participação na 9ª Primavera dos Museus, projeto nacional promovido pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), que este ano trabalha o tema Memórias Indígenas. Em cartaz de 23 de setembro a 24 de outubro, na Sala de Exposições Temporárias do Museu da Misericórdia, no Centro Histórico, a mostra contará com diversas linguagens temáticas para abordar a botica, as ervas que curam, farmácias de manipulação, a alquimia e a herança indígena.

“Vamos pontuar a medicina natural com foco na sabedoria indígena, lembrando que os índios foram nossos primeiros boticários, fazendo a manipulação de ervas para diversos fins”, explica a museóloga e coordenadora do Museu, Jane Palma. Os visitantes ainda poderão aproveitar para conhecer de perto todo o valioso acervo do espaço cultural, que abriga preciosidades do século XVIII, assinadas por José Joaquim da Rocha, e peças de arte contemporânea, como O Cristo, de Mário Cravo, obras de Tati Moreno, Luiza Olivetto e outros artistas.

 Sobre o Museu da Misericórdia

Situado no edifício cuja construção data do ano de 1697 e que já abrigou o Hospital e a Administração Central da Santa Casa, o Museu da Misericórdia foi inaugurado em 2006. Agregou ainda mais valor ao panorama artístico do Centro Histórico de Salvador – um dos principais pontos turísticos da cidade – e tornou-se um dos espaços culturais mais visitados da Bahia, com cerca de 50 mil visitantes por ano. Seu acervo conta com 3.874 peças, seculares e contemporâneas, classificadas em diversas categorias: alfaias, mobiliário, imaginária, paramentos etc.

Serviço
O que: Exposição A Botica no Brasil.
Data: 23 de setembro a 24 de outubro de 2015
Horário: 10h às 17h (segunda a sábado), 13h às 17h (feriados)
Local: Museu da Misericórdia – Rua da Misericórdia, nº 6. Centro Histórico
Preço: R$ 6 (inteira) e R$ 3 (meia)