Notícias

Museu da Diversidade Sexual de SP homenageia vida e obra de Caio Fernando Abreu

Genilson Coutinho,
23/10/2016 | 10h10

O Museu da Diversidade Sexual de São paulo inaugurou este mês a exposição Caio Mon Amour, uma homenagem à vida e obra do autor Caio Fernando Abreu que faz parte da Semana Mon Amour, série de espetáculos de diferentes linguagens em homenagem ao escritor gaúcho.

Com curadoria de Paula Dip, a mostra que fica em cartaz até 28 de janeiro de 2017, conta com uma série de atividades interativas: poemas destacáveis para os visitantes levarem de recordação, mimeógrafo onde poderão ser impressos seus textos, máquina de escrever onde o público poderá criar seus próprios poemas e uma parede com palavra em ímãs.

Interatividade

Na mostra, foi montada uma plataforma para karaokê literário, em que os visitantes podem declamar poesias. Os espectadores poderão ainda destacar poemas e levar para casa, interagir com um mimeógrafo para imprimir poemas ou usar uma máquina de escrever para produzir a sua própria arte.

“O Caio escrevia muitas cartas, recados. Então, a gente deixou bloquinhos de recados, papel de carta, são atividades que tem a ver com escrever”, disse o diretor. A exposição segue em cartaz até 28 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h. O museu funciona dentro da Estação República do Metrô, na Rua do Arouche, 24.

Outras atrações

Além da exposição, haverá uma série de espetáculos e o show Cida Moreira convida Thiago Pethit, com repertório na linha da contemporaneidade da literatura de Caio Fernando Abreu, no Teatro Sérgio Cardoso.

A Biblioteca de São Paulo exibe os filmes Sobre Sete Ondas Espumantes e Linda uma História Horrível. A Biblioteca Parque Villa-Lobos apresenta sessões dos documentários Para Sempre Teu, Caio F.” e Pela Passagem de Uma Grande Dor.

O Museu da Imagem e do Som terá programação cinematográfica com curtas e longas-metragens como Sargento Garcia, baseado em um conto do autor e Para Sempre Teu, Caio F., e documentário de Candé Salles, inspirado no livro homônimo de Paula Dip. Após os filmes, haverá um bate papo.

Mais informações podem ser obtidas pelo site da Secretaria Estadual da Cultura.
Serviço:

Exposição: CAIO mon amour – amor e sexualidade na obra de Caio Fernando Abreu

Curadoria de Paulo Dip. Projeto expográfico Zol Design.

De 11 de setembro de 2016 a 28 de janeiro de 2017.

Local: Estação República do Metrô – Piso Mezanino – São Paulo / SP

Abertura da exposição – horário: 16h

A entrada é gratuita.