Mulheres transexuais têm 49 vezes mais chances de contraírem HIV, aponta estudo

Genilson Coutinho,
11/04/2013 | 16h04


Uma pesquisa publicada pelo jornal médico The Lancet Infectious Disease mostrou que as mulheres transexuais têm 49 vezes mais chances de contrair o vírus HIV.
Foram pesquisadas 11 mil transexuais em 15 países – Estados Unidos, três na Europa, cinco na América Latina e outros seis na região da Ásia e Oceano Pacífico. Ao todo, segundo o estudo, um terço de todas as transexuais do mundo teriam o vírus.
“Nossas descobertas sugerem que as mulheres transexuais são uma população de risco muito alto de HIV e precisam urgentemente de serviços de prevenção, tratamento e cuidados”, disseram os autores do estudo. Os mesmos autores acreditam que muitas das infecções foram adquiridas em relação de sexo anal desprotegidas e que as mulheres trans estão mais propensas a se envolverem em trabalho sexual.
“Poucos profissionais de saúde, conselheiros de HIV para enfermeiros e médicos, receberam qualquer formação para responder às necessidades específicas de saúde das mulheres transexuais”, observaram os médicos.
Fonte: paroutudo