Mulheres que lideram instituições de luta contra a Aids são homenageadas em premiação em Salvador

Comportamento, Social
15 de março de 2019
por Genilson Coutinho

Tia Conça e Padre Alfredo da IBCM (Foto: Genilson Coutinho)

A décima edição do prêmio Barra Mulher, idealizado pelo Shopping Barra, foi marcado por histórias de mulheres que fazem a diferença na nossa cidade, em diversos setores da sociedade. Do cuidado com crianças vivendo com HIV, ao cuidado com a saúde da mulheres. Esses foram os motivos pelos quais dez mulheres guerreiras foram homenageadas em uma noite de muita emoção.
Dentre as histórias de lutas, estavam as de Tia Conça, idealizadora da IBCM, instituição que atende mais 60 crianças vivendo com HIV, além do atendimento à população de rua. Um trabalho que há trinta transforma a vida de muitos soteropolitanos. Com a mesma luta em prol da vida, estava lá Celeste, lutadora e determinada, que mantém, no bairro da Boa Viagem, a Caasah. O espaço atende adultos e crianças vivendo com HIV, graças à determinação de Celeste Cardoso , que vive para manter a instituição atuante.
Para Tia Conça, esse dom de cuidar do outro é algo divino, e é necessário para transformar o mundo.
“Tudo o que faço é com muito amor, e esse dom de Deus, de cuidar do próximo, só me fortalece a cada dia. Eu estou muito feliz com esse prêmio do Shopping Barra, e o mais importante de tudo é estar aqui, mostrando as nossas lutas, para incentivar outras mulheres de que é possível fazer a diferença, e ao mesmo tempo chamar a atenção da sociedade para nossas instituições”, pontuou tia Conça.
O prêmio, ao longo dos seus 10 anos, tem apresentado à sociedade um pedacinho de grandes histórias de mulheres baianas, que transformam a história de vidas na grande Salvador.

Lista de homenageadas .

Ângela Ventura – Apae
Celeste Cardoso – Caasah
Conceição Macêdo –  (IBCM) Instituição  Conceição Macedo
Duda Kertész – Empresária
Josélia Almeida dos Santos – Hora da Criança
Ju Ferraz – Executiva
Maria Luiza Câmara – Deficientes físicos
Mariene de Castro – Cantora
Mônica Neri – médica, Coordenadora Nacional da Saúde da Mulher do Ministério da Saúde

Veja a galeria de fotos .