Mulheres no cinema é tema de debate do Quartas Baianas desta quarta-feira (13)

Sem categoria
12 de março de 2013
por Genilson Coutinho

O curta-metragem de ficção dirigido pela cineasta Ceci Alves, Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas, será exibido nesta quarta-feira (13), às 18h30, dentro do projeto Quartas Baianas na Sala Walter da Silveira (Rua General Labatut, 27 – subsolo da Biblioteca Pública dos Barris). O projeto Quartas Baianas é uma realização da Associação Baiana de Cinema e Vídeo (ABCV) em parceria com a Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural da Bahia.

O evento será realizado como integrante das comemorações ao Dia Internacional da Mulher. Antes da exibição do filme, haverá debate sobre a condição da mulher, desafios e conquistas na cena cinematográfica da Bahia. Além de Ceci Alves, participarão do debate as cineastas Fabíola Aquino e Paula Gomes, e das produtoras Solange Lima e Cândida Liberato. Será exibido também o curta “A Descoberta”, da Plano 3 Filmes, e o teaser do seriado “Diário da Primavera”.

DA ALEGRIA – O filme Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas relata o caso dos travestis baianos Júnior da Silva Lago, 22 anos, a “Luana”, que foi assassinado por homens armados, quando foi atacado na praia com o também travesti Jocimar Oliveira do Carmo, a “Joice”, que sobreviveu. No filme, a história é recontada através da travesti Nem, que faz shows de dublagem, e vê o também travesti, Joy, ser morto pelos homens.
Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas, lançado no final do ano passado, ganhou menção honrosa no VIII Festival Internacional de Cinema e Audiovisual CineFuturo. Estrelam o filme os atores paulista Rodolfo Lima e pernambucano Rodrigo Porto Cavalcanti. Antes mesmo das gravações, a produção já começou premiada. O curta foi contemplado no último edital de demanda espontânea do Fundo de Cultura do governo do Estado da Bahia.

A CINEASTA – Ceci Alves é cineasta e jornalista. Seu último filme, Doido Lelé (2009), passou por 27 festivais/mostras nacionais e internacionais de cinema (entre eles, La Corrida Audiovisuelle – França, Festival de Cannes – França, Los Angeles Brasilian Film Festival e Filmets Badalona Film Festival – Espanha). Pelo Brasil, foram uma menção honrosa e oito prêmios em mostras como o Festival do Paraná de Cinema Brasileiro, Bahia Afro Film Festival, CurtAmazônia, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, Festival de Cinema Baiano e Festival Latino Americano de Curta-Metragem (Canoa Quebrada-CE).

Assista o trailer do filme aqui