Arte e Exposições

Comportamento

No Circuito

Mulheres na Indústria de Games: evento traz convidadas de vários países para discutir diversidade de gênero na tecnologia

Genilson Coutinho,
06/12/2021 | 15h12

Salvador recebe, desta terça (7) até quinta-feira (9), três grandes nomes femininos que se destacam nacional e internacionalmente na indústria de games. Margarita Pino (Chile), Iana Chan (Brasil) e Laia Barboza (Uruguai) estão na programação do evento Conexões Unidas: Mulheres nas Indústrias Criativas, que acontece presencialmente na sede do Goethe-Institut Salvador-Bahia, no Corredor da Vitória, aberto ao público e com entrada gratuita.

Na terça-feira (7), quem integra os debates é Margarita Pino, designer gráfica multimídia com diploma em ilustração, gerente de produção da Jungle Robots. Margarita é professora na Universidade UNIACC e produtora internacional do Women Game Jam, organização focada na atração de mulheres à indústria dos videogames. Ao lado dela como convidadas palestrantes estarão Malu Andrade (Audiovisual | Brasil) e Yemisi Mokuolu (Consultoria | Nigéria-Inglaterra).

Na quarta-feira (8), a programação do evento recebe a jornalista Iana Chan, fundadora da PrograMaria, eleita a melhor startup de Impacto Social no Startup Awards 2019, cuja missão é trazer mais diversidade de gênero à área da tecnologia. Iana é considerada pela revista Wired como uma das 50 pessoas que expandiram a criatividade no Brasil em 2020. As discussões nesse dia também contam com as participações de Alexandra Galvis (Audiovisual | Chile) e Merle Bremer (Música | Alemanha).

Na quinta-feira (9), quem entra no debate é Laia Barboza (Laia Bee), cofundadora da Pincer Games, diretora da Câmara Uruguaia de Desenvolvedores de Videogames e coordenadora da Federação Latino-Americana de Videogames. Laia foi nomeada pelo portal GamesIndustry como uma das 100 pessoas que estão transformando os videogames no mundo. Também integram a programação do evento na quinta-feira Raquel Virgínia (Música | Brasil) e Martina Valladares (Música | Chile).

Os debates do Conexões Unidas: Mulheres nas Indústrias Criativas começam sempre às 17 horas, e também terão transmissão ao vivo (goethe.de/unidas2021). Haverá traduções simultâneas em português, inglês e espanhol.

  • Dia 07 (Terça-feira): Sexismo nas Indústrias Criativas – Estratégias e soluções;
    Convidadas: Malu Andrade (Brasil), Margarita Pino (Chile) e Yemisi Mokuolu (Nigéria / Inglaterra).
    Mediação: Pâmela Lucciola (Brasil)
    Horário: 17h (BRA | CH) / 21h (ALE)
    Programação cultural: Sued Nunes (Brasil) e VJ Ema Ribeiro (Brasil) – Apresentações musicais no formato virtual.
     
  • Dia 08 (Quarta-feira): Negócios do Futuro nas Indústrias Criativas – Posicionamento, promoção e networking, formação de comunidades e estratégias de vendas;
    Convidadas: Iana Chan (Brasil), Alexandra Galvis (Chile) e Merle Bremer (Alemanha).
    Mediação: Val Benvindo (Brasil)
    Horário: 17h (BRA | CH) / 21h (ALE)
    Programação cultural: Lançamento Catálogo ARTE+: Panorama de Artistas Visuais Trans no Brasil (BRA) e DJ Joana (BRA). – Apresentação musical presencial, ao vivo.
  • Dia 09 (Quinta-feira): Inovação e Sustentabilidade nas Indústrias Criativas – Interseccionalidade de linguagens e áreas, representatividade de temas, cases de propostas inovadoras a partir de um olhar de mulheres.
    Convidadas: Raquel Virgínia (Brasil), Martina Valladares (Chile) e Laia Barboza aka Laia Bee (Uruguai)
    Mediação: Val Benvindo (Brasil)

Horário: 17h (BRA | CH) / 21h (ALE)

Programação cultural: Livia Nery & Bagum (Brasil), VJ Ani Haze e VJ Vic Zacconi (Brasil). – Apresentações musicais no formato virtual.

SERVIÇO

Evento: Conexões Unidas: Mulheres nas Indústrias Criativas

Quando: De 07 a 09 de dezembro – Terça a Quinta – 17h
Onde: Teatro do Goethe-Institut
Endereço: Av. Sete de Setembro, 1809 – Vitória, Salvador – BA.
Quanto: Entrada gratuita – Aberta ao Público
Transmissão ao vivo: Pelo Zoom. Os links dos 03 dias de evento estarão disponíveis na página goethe.de/unidas2021
Tradução: Português, inglês e espanhol.