Movimentos LGBT comemoram avanço nas eleiçōes deste ano

Comportamento, Social
4 de outubro de 2016
por Genilson Coutinho

Os 377 candidatos que adotaram a defesa dos direitos LGBT como plataforma eleitoral, 27 tiveram êxito e foram eleitos nesse domingo (2). A cidade de Itapecerica, no interior de Minas Gerais, com pouco mais de 21 mil habitantes, elegeu um prefeito LGBT, o administrador Wirley Reis, conhecido como Têko. Aos 35 anos, o candidato do PHS  teve 57,35% dos votos e derrotou Antonio Dianese (PP), que teve 42,65% e concorria à reeleição.

O levantamento de candidatos LGBT e aliados – como são classificados aqueles que não se identificam como gays, mas defendem a bandeira dos direitos da comunidade como plataforma de campanha – foi feito pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT). Uma candidata aliada foi eleita para a prefeitura de Embu-Guaçu (SP), Maria Lúcia de S. Marques (PSB).

Ao todo, dos 27 eleitos, 12 são LGBT e 15 se identificaram como aliados.

O partido que mais elegeu candidatos LGBT ou aliados foi o PT. Foram cinco vereadores – entre eles, o ex-senador Eduardo Suplicy, em São Paulo, que recebeu a maior votação para o Legislativo municipal em todo o Brasil nesse domingo. Em seguida vem o PCdoB, com quatro vereadores, o Psol e o PSDB, com três cada. Oito capitais terão representantes que assumiram a bandeira gay nas câmaras municipais: Aracaju, Belo Horizonte, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo. As campeãs foram São Paulo (6), Fortaleza (3), Rio de Janeiro (2) e Belo Horizonte (2).

Para o secretário de Educação da ABGLT, Toni Reis, as eleições municipais de 2016 deram grande visibilidade para as questões LGBT não só nos grandes centros urbanos, como também nas cidades de médio e pequeno porte.  A associação realiza o levantamento de candidaturas LGBT desde 1996, quando o número de registros não passava de dez. Todos os candidatos eleitos se comprometeram com a campanha “Voto contra a LGBTfobia, Defendo a Cidadania”‏, que estabelece o compromisso de defender a adoção de políticas voltadas à população gay, como a criminalização da homofobia e a liberação da utilização do nome social nos órgãos da administração pública municipal.

“Para nós, foi muito importante essa visibilidade que saiu dos grandes centros e foi para os grotões, para as cidades do interior, cidades de médio porte. Mostra que tem LGBT em todos os locais do Brasil, então estamos muito felizes com o aumento vertiginoso do número de pessoas assumidamente LGBT, afinal, ainda tem muito preconceito no país”, disse Toni Reis aoCongresso em Foco. Ele também lembra que a identidade de gênero dos candidatos LGBT, em geral, não foi utilizada como argumento para desqualificá-los nestas eleições. “Acho que isso está entrando no cotidiano da discussão, não é mais um bicho de sete cabeças”, avaliou.

Veja a lista de candidatos LGBT/aliados eleitos nesse domingo:

Prefeitos

Maria Lucia de S. Marques PSB Embu-Guaçu-SP Aliada
Têko PHS Itapecerica-MG LGBT

Vereadores

Bittencourt PCdoB Aracaju-SE Aliado/a
Áurea Carolina de Freitas e Silva PSOL Belo Horizonte-MG Aliado/a
Pedro Patrus PT Belo Horizonte-MG Aliado/a
Valdir Gomes PP Campo Grande-MS LGBT
Everlei Martins PCdoB Cruz Alta/RS LGBT
Professora Josete PT Curitiba-PR Aliado/a
Tiago Silva PMDB Florianópolis-SC LGBT
Acrisio Sena PT Fortaleza-CE Aliado/a
Guilherme Sampaio PT Fortaleza-CE Aliado/a
José Iraguassu Filho PDT Fortaleza-CE Aliado/a
Leonardo Giordano PCdoB Niterói-RJ Aliado
Paulete PEN Palmares-PE LGBT
Isaias Martins PMDB Patos de Minas-MG LGBT
Jordana Ferreira PSD Pimenta Bueno-RO LGBT
David Miranda PSOL Rio de Janeiro-RJ LGBT
Fernando William PDT Rio de Janeiro-RJ Aliado
Tieta PSDB São Joaquim da Barra-SP LGBT
Adriana Ramalho PSDB São Paulo-SP Aliado/a
Eduardo Suplicy PT São Paulo-SP Aliado/a
Fernando Holiday DEM São Paulo-SP LGBT
Mário Covas Neto PSDB São Paulo-SP Aliado/a
Sâmia Bonfim PSOL São Paulo-SP LGBT
Sonia Francine Gaspar Maromo PPS São Paulo-SP Aliado/a
Pamela Volp PP Uberlândia-MG LGBT
Nildma Ribeiro Lima PCdoB Vitoria da Conquista-BA Aliado/a