Movimento LGBT ocupa a Câmara de vereadores de Salvador em defesa da aprovação do PL Teu Nascimento

Notícias
23 de fevereiro de 2018
por Genilson Coutinho

Na tarde da última quarta-feira (21), integrantes de movimentos sociais, estudantes e militantes  LGBT se reuniram com a Comissão de Constituição, Justiça e Redação Final (CCJ) da Câmara Municipal pedindo a aprovação do substitutivo ao Projeto de Lei nº 292/17, mais conhecido como “Teu Nascimento”. A proposição pretende atualizar a Lei nº 5.275/97.

Porta-voz do grupo, o estudante Onã Ruda disse que a matéria defende a garantia de respeito à diversidade de gênero e contra o preconceito. “O que estamos tentando é atualizar uma lei que já existe, sem ferir a moral e a crença de ninguém”, afirmou.

Ainda segundo Onã, a mobilização visa combater a violência sofrida pelo público LGBT, que contabiliza mais de 600 casos em Salvador. “Estamos construindo um diálogo amplo com os vereadores para que a matéria seja aprovada”, defendeu.

O vereador Paulo Magalhães Júnior (PV), presidente do colegiado, se comprometeu em apreciar o projeto com os demais integrantes para alcançar o melhor resultado na “Casa dos iguais”, como classificou.

A relatoria do projeto “Teu Nascimento”, que tramita na CCJ, fica a cargo do vereador Luiz Carlos Suíca (PT). Durante a sessão ordinária, a vereadora Aladilce Souza (PCdoB), autora do projeto, declarou apoio ao grupo.