Movimento HotSpot apresenta em Salvador projetos selecionados em todo País

Genilson Coutinho,
20/05/2013 | 01h05


Nos dias 24 e 25 de maio, Salvador será palco para um dos maiores festivais de incentivo a talentos criativos de todo o Brasil, o Movimento HotSpot. Durante dois dias o Festival apresenta, no Teatro Vila Velha, com programação extensiva no Passeio Público, trabalhos de música, fotografia, filme, arquitetura, design gráfico, ilustração, cenografia, beleza, moda e design, além de Oficinas, palestras, encontros, shows e intervenções artísticas. A programação do Festival é aberta ao público e vai reunir, além dos criativos selecionados em todo Estado, grandes nomes do cenário artístico nacional.
Já estão confirmadas presenças do roteirista, diretor e compositor João Falcão, curador do projeto na categoria Filme e Vídeo; do designer de moda Ronaldo Fraga, curador na categoria ideia e a curadora de design gráfico Mariana Ochs. Carioca, Mariana é apaixonada por tipografia e atua na interseção entre branding e design de conteúdo. Formada na Parsons School of Design em Nova York, fundou seu escritório modesign em Nova York, especializado em design editorial, e já assinou projetos editoriais no Brasil, EUA e Canadá como as revistas Esquire, Premiere, Popular Science, além das brasileiras Vogue, Casa Vogue e Carta Capital. Quem participar da programação do festival terá chance de se aproximar desses e outros criativos que vão liderar oficinas e rodas de conversa para falar e exercitar a criatividade.
“Quando desenhamos o projeto do Movimento HotSpot, uma das nossas metas era tanto buscar como expor a diversidade cultural e criativa brasileira vencendo as dimensões culturais do nosso País. Nossa riqueza e pluralidade é um desafio para o brasileiro “se conhecer” e queremos tanto mostrar, como aproximar os diversos “brasis” que temos no Brasil. Daí a proposta de viajarmos por diversas capitais passando por todas as nossas regiões.”, comenta Paulo Borges, idealizador do Movimento HotSpot
Dividido em várias etapas, o Movimento HotSpot tem duração de aproximadamente um ano e meio e busca conectar essa produção nacional e seus autores com a cidade, criando um elo e uma interessante troca de conceitos e interpretações entre profissionais renomados e iniciantes, entre culturas de diversas regiões do Brasil, entre múltiplas formas de arte e criação. São 303 projetos criativos selecionados em todo país, sendo 16 da Bahia, com propostas nas categorias: arquitetura (1), design (2), fotografia (4), ilustração (2), música (3) e ideia (4). “A premiação é um incentivo, mas o que queremos de verdade com este projeto é dar visibilidade aos trabalhos criativos que o Brasil esta produzindo”, afirma Paulo Borges, idealizador do projeto.
Movimento HotSpot – Em março de 2012, um projeto incentivado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Vale e da Riachuelo, em parceria com o Sebrae, fez um convite para qualquer brasileiro com criatividade e vontade: “Tire sua ideia da gaveta”. De lá para cá, o Movimento HotSpot – um processo de busca, exposição e premiação que pretende revelar ao País novos talentos da criatividade em 11 áreas (arquitetura, beleza, cenografia, design, design gráfico, filme, fotografia, ilustração, moda, música e ideia) recebeu 1642 inscrições pelo portal do projeto .
Premiação – Um grupo de curadores experts em suas áreas será responsável por escolher os melhores projetos. Todos os vencedores receberão um prêmio de 10 mil reais. O vencedor na categoria Ideia contará ainda com até R$ 200 mil para a realização do seu projeto, e na categoria Moda o premiado receberá até R$ 150 mil para desenvolver uma coleção, que será apresentada no São Paulo Fashion Week ou no Fashion Rio.