Comportamento

Social

Movile firma compromisso com ONU Mulheres

Genilson Coutinho,
01/09/2020 | 20h09

A equidade de gênero tem sido cada vez mais discutida em todos âmbitos da sociedade. Neste contexto, a ONU Mulheres, entidade das Nações Unidas, criou os Princípios de Empoderamento das Mulheres (Women Empowerment Principles – WEPs – em inglês) com o objetivo de orientar as empresas no caminho para alcançar a igualdade de gênero por meio do empoderamento das mulheres no mercado de trabalho. No Brasil, o Grupo Movile, ecossistema de empresas de tecnologia formado por iFood, Sympla, PlayKids, Wavy, Zoop e MovilePay, acaba de assinar o compromisso junto à entidade, para tornar público o compromisso que guiará as ações empresariais neste tema, que já é bastante discutido dentro da companhia. O feito atingiu as 7 empresas do Grupo de uma só vez, já que ter um ambiente mais diverso é uma das grandes preocupações de cada uma das companhias do ecossistema.

De acordo com a cartilha criada pela ONU, os Princípios ajudam as empresas a adaptar as políticas e práticas existentes — ou a estabelecer outras novas — para concretizar o empoderamento das mulheres. Mas a assinatura e o compromisso deve partir das companhias que buscam atingir esta equidade de gênero. “Não há nada mais gratificante do que perceber que pequenas iniciativas vão tomando forma e criando um grande espaço. Há algum tempo passamos a dar ainda mais atenção a iniciativas que reforçam e fomentam a importância da diversidade no Grupo Movile, e a assinatura deste compromisso vem para endossar a nossa convicção sobre a importância da diversidade de gênero dentro do ecossistema da Movile. Nosso sonho de impactar a vida de 1 bilhão de pessoas começa com a consciência do nosso papel nesta jornada pela equidade de gênero, e não apenas nas organizações, mas na sociedade como um todo”, explica Luciana Carvalho, VP de Gente e Performance do Grupo Movile.

A adesão aos WEPs foi oficializada por meio da assinatura da Declaração de Apoio do CEO da Movile, Patrick Hruby, que aconteceu nesta segunda, 31 de agosto, com a presença da ONU Mulheres e lideranças de todo o Grupo Movile, uma vez que o acordo foi apoiado por todas as empresas. A data marca também a abertura da Semana da Diversidade do Grupo, um evento interno de quatro dias com palestras sobre diversidade com foco nos temas de gênero, LGBTQI+, etnia e PCDs.

A plataforma WEPs e os princípios da ONU Mulheres

A plataforma dos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, na sigla em inglês) tem o intuito de orientar as empresas a empoderar as mulheres e promover a equidade de gênero em todas as instâncias do negócio, incluindo a cadeia de valores e as comunidades onde atuam. Ao assinar os WEPs, a empresa assume publicamente o compromisso com essa agenda e passa a fazer parte de uma rede local e global das Nações Unidas, com acesso a eventos e networking, além de diagnóstico e consultoria da entidade para aplicação dos planos de ação.

Divididos em 7 Princípios, os WEPs fornecem um conjunto de considerações que ajudam o setor privado a se concentrar nos elementos-chave para a promoção da igualdade entre homens e mulheres no local de trabalho, no mercado e na comunidade.

Atualmente, já são mais de 3500 empresas signatárias ao redor do mundo, sendo 410 no Brasil.

Sobre o Grupo Movile
O Grupo Movile reúne empresas de tecnologia, que trabalham em conjunto para atingir crescimento exponencial no mercado global e impactar a vida de 1 bilhão de pessoas por meio dos seus aplicativos. Hoje, com mais de 4 mil funcionários, o ecossistema é formado por Movile, iFood, MovilePay, PlayKids, Sympla, Wavy, Zoop e Mensajeros Urbanos. A atuação conjunta dessas empresas garante a sinergia entre os negócios e promove a disrupção nas áreas de tecnologia, inovação, cultura e gestão. Além disso, o grupo apoia a Fundação 1Bi, com o objetivo de fomentar projetos de tecnologia para impacto social.