Mostra Marilyn Monroe reúne sucessos da diva do cinema

Cinema, No Circuito
23 de dezembro de 2016
por Genilson Coutinho

Foto: Reprodução/ filme Pecado Mora ao Lado

A Sala Walter, situada nos Barris, fecha a sua programação de 2016 com a Mostra Marilyn Monroe, a partir desta quinta-feira (22), e segue até o dia 28, sempre às 16h, com ingresso a R$ 2,00. A exceção são os dias 24 e 25/12, em razão das festividades de Natal. O cinema também não funciona nos dias 31/12 e 1º de janeiro. A Sala Walter da Silveira é espaço da Diretoria de Audiovisual (Dimas), ligado a Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), que é uma unidade da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).

O primeiro filme a ser exibido será o clássico “O pecado mora ao lado”, de Billy Wilder, nos dias 22 e 27/12. No enredo, Richard Sherman (Tom Ewell) é um editor de livros e sente-se “solteiro” quando a mulher (Evelyn Keyes) e o filho (Burch Bernard) viajam em férias. Ele começa então a ficar cheio de idéias quando uma bela e sensual jovem (Marilyn Monroe), que é modelo e sonha ser atriz, torna-se a sua vizinha.

Nos dias 23 e 28/12, será a vez de exibir “Quanto mais quente melhor”, também dirigido por Billy Wilder. A película conta a história de dois músicos desempregados em 1929, Joe e Jerry, que testemunham sem querer o cruel Massacre do Dia de São Valentim. Desesperados para não serem pegos pelos gângsters, eles se disfarçam de mulheres e entram para um grupo feminino musical, que está indo para Miami fazer shows. Joe se apaixona por Sugar (Marilyn Monroe), a garota problema do grupo, enquanto um milionário se apaixona pelo disfarce de Jerry, tudo isso em meio a uma convenção de criminosos, que também está acontecendo em Miami.

Já no dia 26/12, o filme “Como agarrar um Milionário”, do diretor Jean Negulesco, é ambientado em Nova York. Schatze Page (Lauren Bacall), Pola Debevoise (Marilyn Monroe) e Loco Dempsey (Betty Grable), três modelos cansadas de namorados sem dinheiro, alugam em Manhattan um elegante apartamento com o objetivo de arrumarem maridos ricos. Mas a situação se complica quando o dinheiro vai acabando e elas começam a se interessar por homens sem dinheiro.

A atriz Marilyn Monroe (1926-1962), sex symbol da década de 1950, continua sendo uma dos mais fortes ícones do cinema hollywoodiano. Sua carreira, que atingiu proporções mundiais em uma década de atuação, é homenageada com a Mostra Marilyn Monroe Forever, na Sala Walter da Silveira.

SERVIÇO
MOSTRA MARILYN MONROE
Filme: O pecado mora ao lado (EUA, 1955)
Dias: 22 e 27 de dezembro, às 16h
Direção: Billy Wilder
Duração: 105 minutos
Elenco: Marilyn Monroe, Tom Ewell, e Evelyn Keyes
Classificação: 12 anos

Filme: Quanto mais quente melhor (EUA, 1959)

Dias: 23 e 28 de dezembro, às16h
Direção: Billy Wilder
Duração: 120 minutos
Elenco: Marilyn Monroe, Tony Curtis e Jack Lemmon
Classificação: 12 anos

Filme: Como agarrar um Milionário (EUA, 1953)
Dia: 26 de dezembro, às 16h
Direção: Jean Negulesco
Duração: 95 minutos
Elenco: Marilyn Monroe, Betty Grable e Lauren Bacall
Classificação: Livre