Mostra “Impressionismo: História e seus Reflexos” tem visitação gratuita até dia 28 de setembro na Casa do Comércio

Genilson Coutinho,
13/09/2013 | 00h09

Está em cartaz no Teatro SESC Casa do Comércio, a exposição “Impressionismo: História e seus Reflexos”, com visitação GRATUITA até o dia 28 de setembro (sábado). A mostra traz um apanhado das mais importantes pinturas impressionistas feitas por pintores brasileiros e europeus, em um acervo que contempla 36 reproduções fotográficas de obras de artistas como: Edouard Manet, Louis Eugène Boudin, Hillaire Degas e Pierre Auguste Renoir.

O movimento, que surgiu na França em 1860, foi caracterizado pela aversão à arte acadêmica ensinada nas escolas artísticas de toda Europa. Um dos elementos mais importantes para o Impressionismo foi o estudo da paisagem ao ar livre. Em um primeiro momento, as novas representações artísticas não agradaram críticos e foram expostos em uma exposição conhecida como Salão do Recusados, que fez tanto sucesso quanto o salão oficial da Real Academia Francesa de Pintura. Posteriormente o Impressionismo teve inúmeros desdobramentos e foi um dos mais influentes movimentos do século 20.

Na mostra serão apresentados registros fotográficos de obras dos artistas: Edouard Manet, Johan Barthold Jongkind, Louis Eugène Boudin, Claude Monet, Hillaire Degas, Pierre Auguste Renoir, Alfred Sisley, Armand Guillaumin, George Morren, Georges Seurat, Belmiro de Almeida, Eliseu Visconti, Georgina de Albuquerque, Antônio Garcia Bento

SERVIÇO:

Exposição IMPRESSIONISMO: HISTÓRIA E SEUS REFLEXOS
Período: Até 28 de setembro – seg a qui, 9h às 17h e sex a dom. 14h às 21h
Local: Teatro SESC Casa do Comércio
Organização: Museu Nacional de Belas Artes – Rio de Janeiro; Museu de Arte de São Paulo e Museu D’Orsey, Paris.
Curadoria: Zuzana Paternostro