Mostra fotográfica desnuda o corpo e a alma de Laerte Coutinho

Notícias
29 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

Entre os dias 26 de novembro e 10 de dezembro, a Ugra – Quadrinhos & Contracultura recebe a exposição “Adágio”, do fotógrafo Rafael Roncato. O público pode ver 10 imagens que revelam o processo de transformação de vida e trabalho da cartunista Laerte Coutinho, além de imagens inéditas exclusivas. Com entrada Catraca Livre, a mostra fica aberta para visitação de segunda à sábado, das 12h às 20h.

Em “Adágio”, Laerte mistura seu corpo às tintas, tornando-se personagem de sua própria obra e posando nua – na pele e na alma. Além das fotografias, os visitantes também podem conferir as ilustrações exclusivas feitas pela cartunista durante o processo criativo do ensaio.

Fotógrafo e artista se conheceram em 2012, quando Rafael Roncato começou o projeto “.nankeen.”, série de retratos de quadrinistas brasileiros, no qual retratou nomes como Adão, Lourenço Mutarelli, André Dahmer e Bruno Maron.

“Foram mais de 100 e-mails trocados, por quase um ano, até surgir a ideia de misturar o nu com as tintas, preta e branca, para o trabalho. Ela estava disposta a ser fotografada da forma que eu bem entendesse e acabou se abrindo, ficando nu na pele e na alma”, diz o fotógrafo.

Do Catralive