Mostra de animação japonesa segue até domingo, 31, na CAIXA Cultural Salvador

No Circuito, Teatro
29 de agosto de 2014
por Genilson Coutinho

japa

A mostra de cinema “O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon” iniciou ontem, 26, na CAIXA Cultural Salvador, e segue até o próximo domingo, 31, com a exibição de mais 16 longas-metragens de animação. Com curadoria de Jansen Raveira e Simone Evan, o evento exibe a cinematografia de cineastas marcados pelo refinamento nas produções e temáticas fora do convencional industrial.

Dentre os filmes que compõem a mostra, há indicações especiais para o público infantil, como “O serviço de Entregas de Kiki” (Miyazaki, 1989), que será exibido hoje, às 18h15, e “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar” (Miyazaki, 2008), marcado para o sábado, às 16h15. Já os filmes “Akira” (Otomo, 1988) e “Atriz Milenar” (Kon, 2001), são os destaques da programação adulta. Ambos serão exibidos no sábado, às 14h e às 20h, respectivamente. A grade de horários completa pode ser conferida através do site nuage.art.br/mok .

A programação busca não só apresentar filmes que não alcançaram as telas brasileiras, como também debater a relevância e a influência da técnica dos mestres japoneses dentro do cinema de animação. É nesse sentido que o debate “Miyazaki, Otomo e Kon: Clássicos ou Transgressores? será realizado no sábado, 30, às 18h. No encontro, os presentes discutirão se a produção de longas animados em técnicas basicamente artesanais torna esses cineastas clássicos ou transgressores.

A mostra “O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon” já aconteceu no Rio de Janeiro e, neste ano de 2014, inicia uma itinerância. O momento coincide com aquele que se acredita ser o anúncio da aposentadoria definitiva de Miyazaki, uma vez que o tão aplaudido cineasta japonês já ameaçou encerrar sua carreira diversas vezes, sempre retornando em seguida com mais um trabalho.

I SERVIÇO I

O Universo de Miyazaki | Otomo | Kon
Local: CAIXA Cultural Salvador – Salão Nobre
Endereço: Rua Carlos Gomes, 57, Centro.
Telefone: (71) 3421-4200
Datas: de 26 a 31 de agosto de 2014 (de terça-feira a domingo)
Horários: consultar programação através do site
Classificação indicativa: consultar programação nuage.art.br/mok
Lotação: 80 lugares
Ingressos: preços populares
Debate Miyazaki, Otomo e Kon: Clássicos ou Transgressores?: sábado, 30 de agosto, 18h, entrada franca