Mostra ‘Além da pele’ traz obras de tatuadores famosos

Arte e Exposições, No Circuito
23 de novembro de 2015
por Genilson Coutinho
Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Tribais, românticas, religiosas, marítimas, dedicatórias, autorais… As tatuagens serão tema de palestra e da exposição Além da Pele, que reunirá 38 dos principais tatuadores do Brasil, de 28 de novembro a 25 de janeiro, na Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea, no Rio Vermelho. A abertura (28/11) será com a palestra da Drª Beatriz Ferreira Pires, autora do livro O Corpo Como Suporte da Arte, às 16h, com vagas limitadas e taxa no valor de R$ 50,00. A partir das 19h, a galeria estará aberta para os convidados do coquetel de apresentação da exposição, que vai reunir fotos, pinturas, desenhos e a instalação Rise 2 Life, de Sérgio Pedreira. Informações: (71) 3035-4154.

PALESTRA

Uma das principais referências sobre tatuagem e piercing, a arquiteta, artista plástica e professora da USP Beatriz Ferreira Pires vai falar sobre a arte milenar de modificações corporais, que já foi considerada tabu e se tornou popular na última década. Considerado uma bíblia sobre o assunto, o seu livro O Corpo Como Suporte da Arte é a base da palestra e discussão sobre o histórico comportamento humano em constituir novas identidades e simbologias através de desenhos e perfurações no corpo.

TATUADORES/MOSTRA

Adriano Puglisi, Afonso Garuda, Alan Victor, Anderson Neves, Augusto 75, Aurelio Batata, Beto Guimarâes, Cacá Santo, Claudio Barata, Cris Almeida, Diego Rangel, Dimak, Dode, Doga, Eduardo Trigueiro, Elvira Bono, Gabriela Droguett, Isaac Tocinho, Jefté Muricy, Johannes Rocha, JP, Junior Santo, Marcelo Schmalb, Márcio Duarte, Marcos Mulert, Nely, Nill Ojuára, Paul Sétubal, Ramon Batata, Ricardo Neves, Robson Finho, Rodrigo Alf, Rogério Oliveira, Tartaruga, Tuti Minervino, Uillian Novaes, Victor Rocha e Vinicius Dantas são os artistas e tatuadores que participam da exposição Além da Pele, que abre ao público em geral no dia 30 de novembro, na Galeria Luiz Fernando Landeiro Arte Contemporânea, no Rio Vermelho. A mostra vai reunir 38 profissionais conceituados na arte de criar uma nova identidade no corpo. As tatuagens, algumas aliadas ao piercing, serão exibidas em fotografias, pinturas, desenhos e instalações que revelam vários estilos.

Com o avanço da tecnologia e a massificação da internet na última década, a tatuagem ganhou status de modernidade. Hoje, famosos e anônimos exibem com orgulho suas peles desenhadas nas mídias sociais. Alguns dos participantes da exposição são os responsáveis pelas tatuagens de personalidades como os jogadores Neymar, Daniel Alves, Dante e dos cantores Ivete Sangalo, Claudia Leitte e Pablo. Atentas à moda, várias marcas criam coleções com estampas inspiradas na tatuagem, como a Cavalera e a norte-americana Ed Hardy, que apostam nas caveiras e referências do Punk e do Rock.

Dos clãs milenares, nativos do Taiti, dos marinheiros e prisioneiros marginalizados, motoqueiros, personagens rebeldes do cinema até as atuais tribos urbanas, a tatuagem já foi utilizada para marcar os fatos e fases da vida. A técnica rudimentar do bambu foi substituída pela agulha para pigmentar a pele. Insolúveis, os pigmentos são aplicados na camada sub-cutânea da pele, formando desenhos em toda parte do corpo.

SERVIÇO:

Mostra Além da Pele

Galeria Luiz Fernando Landeiro

De 28 de novembro a 25 de janeiro

 

Entrada Franca

Visitação: de segunda a sexta, das 10h às 19h, e sábados, das 10h às 14h

Palestra com Beatriz Ferreira Pires

28 de novembro, às 16h

Inscrição: R$ 50

Informações: (71) 3035-4154.