MORRO DE SÃO PAULO RECEBE O III FESTIVAL DE PRIMAVERA

Sem categoria
30 de outubro de 2012
por Genilson Coutinho


Visitantes de todas as partes do mundo farão de Morro de São Paulo, único município arquipélago do Brasil, um novo ponto de cultura e arte. De 15 a 17 de novembro acontecerá o III Festival de Primavera de Morro de São Paulo, que é produzido pelo Grupo A TARDE, em parceria com a Nossa Agência Marketing e patrocínio da Prefeitura de Cairu. O evento é gratuito e recebe mais de 12 mil pessoas por dia, movimentando mais de 7,5 milhões na economia local.
Durante o Festival, o público será animado pelos shows de Lenine, um dos maiores compositores e músicos do país, que traz a apresentação do show “Chão”, já visto em mais de 20 cidades do Brasil, além de Chile, Argentina, Uruguai, Paris, Milão e Vienne. No mesmo dia, 15 de novembro, o grupo Radiola, uma das principais bandas independentes da Bahia, se apresenta no palco do festival. No dia 16, as atrações são o cantor e compositor Joge Vercillo, que já tem 15 anos de carreira e mais de 1,5 milhões de CDs e DVDs vendidos, e a Banda Maglore, formada em Salvador no ano de 2009. No último dia de festival, a banda Batifun leva o samba para o público do festival. Atrações culturais e folclóricas da região também apresentam espetáculos que traduzem a cultura regional.
O evento pretende transformar as ações do projeto em oportunidade de geração de renda para toda a cadeia produtiva do turismo local. Para isso conta com o apoio da Prefeitura de Cairu, do Senac e do Sebrae, para a realização de Oficinas de Profissionalização, palestras de Atendimento ao Cliente, além de Boas Práticas no Manuseio de Alimentos e Oficinas de Artesanato.

Sustentabilidade

É importante destacar que o evento será creditado com um selo de neutralização de carbono durante os três dias. A cota de emissões registrada será revertida em plantio de árvores por uma ONG contratada, visando a diminuição do impacto desta ação na natureza. Outra ação de responsabilidade sócio-ambiental é a limpeza das praias onde será realizado o evento. Todo o material recolhido será enviado para reciclagem em cooperativas.
Histórico do Festival
Setembro de 2010 – Naquele ano, Cairu completava 400 anos e acontecia a primeira edição do maior evento de música da Costa do Dendê: o Festival de Primavera. A 1ª edição superou todas as expectativas. O Morro de São Paulo recebeu um público recorde para a temporada de mais de 10 mil pessoas em cada noite. No palco, uma mistura de estilos musicais, com destaque para as apresentações de Maria Gadú, Nando Reis, Vânia Abreu e Leilah Moreno.
Setembro de 2011 – Uma grande aclamação pública de aprovação da 1ª edição do evento consolidou o Festival dentro do calendário festivo do município e da Bahia. Mais uma vez o recorde de público consagrou a 2ª Edição que contou com grandes nomes da musica popular brasileira, como Vanessa da Mata, Capital Inicial, Monique Kessous e Jau. No palco da vila surgia o palco cultural com apresentações de manifestações culturais, artistas, artesãos e muita música regional.

SERVIÇO:
O quê: III FESTIVAL DE PRIMAVERA
Quando: 15 a 17 de novembro
Onde: 2ª Praia de Morro de São Paulo
Horário: 21h
Quanto: Gratuito