Moraes Moreira e Paulinho Boca cantam nos 470 anos de Salvador

Música, No Circuito
30 de março de 2019
por Genilson Coutinho

Um dos momentos mais esperados do Festival da Cidade, o show “Sempre Novos Baianos Cantam Salvador”, acontece neste sábado, às 19h, no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho – onde tocam Paulinho Boca e Moraes Moreira, de graça. Na mesma noite, o cantor Márcio Mello também se apresenta para soteropolitanos e turistas. O evento é organizado pela Empresa Salvador Turismo (Saltur) e Fundação Gregório de Mattos (FGM), com o patrocínio da cervejaria Schin, que integra o grupo Heineken no Brasil.

O cantor Paulinho Boca revela que montou um repertorio especial, com canções que exaltam a beleza de Salvador. Entre elas, ícones da MPB como “Faixa de Cetim”, canção de Ary Barroso, e os clássicos “Tarde de Itapuã” e “Saudade da Bahia”, ambas composições de Dorival Caymmi. “Abro o show fazendo uma justa homenagem a Salvador, depois canto um pouco da minha carreira solo e chamo Moraes para relembrarmos os Novos Baianos”, diz. A abertura do espetáculo terá ainda a participação do violinista da Orquestra Sinfônica da Bahia, Mário Soares.

Para Paulinho, se apresentar na capital baiana é sempre uma alegria. “Me sinto muito lisonjeado, principalmente nesse momento em que Salvador é vista no mundo como a Cidade da Música, como o destino mais procurado por turistas. É como se fosse o aniversário da nossa mãe, de nossa filha”, destaca o cantor. Boca ressalta que o Festival da Cidade, assim como os demais eventos musicais promovidos pela Prefeitura, são fundamentais para fortalecer a capital baiana como endereço da diversidade musical.

“Se recebemos o título de Cidade da Música, nada mais justo. Essas ações que colocam a música na rua são importantíssimas para a nossa cultura. A Prefeitura tem levado a música para todos os espaços, em todos os cantos, em todos os bairros”, diz ele, lembrando da sua participação no último Carnaval, no bairro de Cajazeiras. “Foi uma maravilha. Música na rua, para o povo”, finaliza.

Bloco Prazer – Convidado de Paulinho Boca, o cantor e compositor Moraes Moreira, que fará uma participação no show relembrando os Novos Baianos, afirma o quanto é prazeroso cantar na capital baiana, em especial na programação de aniversário da cidade. “É uma honra levar música para essa cidade. Compus muitas músicas que falam de Salvador, entre elas ‘Chame Gente’ e ‘Cidadão’, canções eternizadas pelo povo baiano”, afirma Moreira.

Nascido na cidade de Ituaçu, na Chapada Diamantina, ele lembra que conheceu Salvador com 17 anos. “Era um sonho conhecer a capital. Vi o mar pela primeira vez com 17 anos. Cheguei, fui me entrosando, fui aluno do Seminário de Música da Bahia e estabeleci essa relação de amor com Salvador”.

Amante da Praça Castro Alves, ele relembra que embalou o público na Praça do Povo, no último dia do Carnaval deste ano, durante o projeto Pôr do Sol. “Gosto é da Castro Alves, essa praça é um pouco minha. É maravilhoso fazer o Carnaval de Salvador e estou adorando estar participando também do Festival da Cidade”, finaliza Moraes.