Monte Serrat recebe 1º Encontro LGBTS

Sem categoria
28 de dezembro de 2011
por Genilson Coutinho

Depois do I ENCONTRO LGBTS DA BARRA, ficou o gostinho de quero mais! Atendendo a pedidos, a Juventude Adé realizará o I ENCONTRO LGBTS DE MONTE SERRAT, na Ponta do Humaitá.
Diferente das Paradas LGBTs, em que os grupos tradicionais organizam e traçam as diretrizes, estas novas manifestações têm características bem peculiares. Análogas ao método empregado no “Teatro do Oprimido”, são os moradores das comunidades que provocam, trazem idéias, sugestões, propostas, ajudam a divulgar, trazem atrações, enfim envolvem-se totalmente, assumem a cena e criam o “espetáculo”.

Ativistas mais experientes da entidade que vêm incentivando estes atos públicos (a Adé) mantém comunicação constante com a comunidade pela internet e, quando necessário, marcam reunião presencial. Vários encontros do mesmo tipo já estão sendo marcados em Salvador e no interior do Estado, a exemplo de Itapuã, Arembepe, Praia do Forte, Mata Escura, Porto Seguro, Jacobina, Teixeira de Freitas, Paulo Afonso, dentre outros.

A organização segue agregando outros movimentos congêneres, como o afro e de mulheres. Sandra Muñoz, da Marcha das Vadias, já confirmou presença. Novamente, como no I Encontro LGBTS da Barra, convocado em apenas três dias pelo Facebook, as redes sociais tem sido a grande ferramenta de mobilização, e os jovens os protagonistas.

Parece que nossa juventude, acolá e aqui, começa a despertar, como outrora, para um importante papel: a capacidade de transformar a realidade em que vivem. Pode ser cedo para maiores análises, mas nos fazem lembrar, às vezes, a Primavera Árabe, o movimento Ocupy Wall Street, a ocupação da reitoria da USP e uma série de protestos que se propagam pelo mundo e – por que não? – agora com nossa juventude LGBT. Pretensão nossa? Talvez, mas, pelo número diário de contatos que temos recebido, percebemos uma grande insatisfação com o movimento tradicional. Os jovens se dão conta de que incomodar vale mais que acomodar-se. Seria a ponta de um iceberg?

Serviço

Data: 08/01/12 (domingo)

Horário: a partir das 15h.

Local: Ponta do Humaitá (Monte Serrat).

Realização: Adé Diversidade