Ministra Maria do Rosário lançou 1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos em Salvador

Sem categoria
10 de dezembro de 2012
por Genilson Coutinho

O cruzeiro de São Francisco foi o palco escolhido, na noite desta segunda-feira (10), para o lançamento da 1ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos na Rua que faz parte da 7ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul. O projeto  vem percorrendo o Brasil com a exibição de 37 filmes entre curtas, médias e longas metragens.

Durante o lançamento a Ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, ao lado do governador Jaques Wagner e da primeira Dama fizeram parte do grupo de autoridades presentes na abertura da mostra em Salvador .

Criada para celebrar o aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos por meio da linguagem cinematográfica, a Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul chegou a sua 7ª edição. Em 2012, com o objetivo de descentralizar e popularizar o debate sobre a temática dos Direitos Humanos, a 7ª Mostra conta com um Circuito Itinerante, com exibições em escolas e associações comunitárias em cinco cidades brasileiras. Os filmes em exibição têm closed caption (legenda), além de programação impressa em Braille, garantindo o acesso a pessoas com deficiência visual e auditiva.

 Filmes – As exibições da mostra na rua ocorrem nos dias 10 e 11 de dezembro. A partir do dia 14, ainda na capital baiana, será iniciado o circuito oficial da 7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que segue até o dia 20 de dezembro, na sala Walter da Silveira

Entre os títulos em exibição, destacam-se obras como “O Cadeado”, de Leon Sampaio, que revela a problematização de um cotidiano existente em diversas regiões do país e aponta esperançosamente para a crença no outro, na coletividade e nos valores humanos. Também estão na lista, “A Galinha que Burlou o Sistema”, de Quico Meirelles e “Funeral à Cigana”, de Fernando Honesko.

Serviço:

1ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na Rua

Data: de 10 a 11 de dezembro de 2012

Hora: 20h (Abertura)

Local: Largo do Cruzeiro de São Francisco-Centro Histórico

7ª Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul

Data: de 14 a 20 de dezembro de 2012

Horário: 19h30 (abertura)

Local: sala Walter da Silveira, que fica na Rua General Labatut, nº 27 – Barris – Salvador/BA

Veja programação completa aqui