Militantes LGBT comentam a importância da fundação da UNA LGBT Bahia; assista
O último sábado (17), foi dia de fortalecer o movimento LGBT de Salvador, com a fundação UNA LGBT Bahia – União Nacional LGBT Bahia, que reuniu militantes do interior do estado e da capital.
O lançamento aconteceu no Sindicato dos Comerciários, e contou com a presença de Andrey Lemos, presidente da UNA Nacional.
Composta por mulheres e homens, lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais de todo território brasileiro, a UNA-LGBT vai atuar pela emancipação política e humana, ao defender a garantia de direitos e as ideias no campo da consciência de classe. A entidade já surge com ampla representação da juventude, do movimento negro e de mulheres, agregando diversas lideranças
Nossa equipe foi conferir o lançamento e escolha a opção dos 38 nomes para composição do grupo, sendo 22 do interior e 16 da capital . Nos próximos dias serão divulgados esses nomes e a composição.
Para o coordenador nacional LGBT da Unegro, Andrey Lemos, a UNA-LGBT é lançada no momento em que há uma onda conservadora que se opõe às conquistas da comunidade LGBT. “Embora tenhamos conquistado alguns direitos e existam hoje políticas públicas voltadas para a comunidade, há uma reação grande a esses avanços, provocada por uma onda conservadora. As pessoas cada vez mais expressam abertamente os seus preconceitos. A UNA-LGBT surge então para lutar contra a discriminação e por mais equidade”, diz.
Assista a alguns depoimentos sobre a importância deste instrumento de luta que chega à capital baiana e ao interior do estado.