Mesa-redonda discute sexualidade em salvador

Sem categoria
12 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho


O Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade na UFBA realiza, no próximo dia 13.09, às 18h30, sala 303 do Paf IV, UFBA-Ondina, a mesa-redonda “Re+des+construir”, em celebração ao Mês da Diversidade. Com a coordenação da professora Carol Barreto, a mesa irá reunir membros do grupo de pesquisa CUS – Cultura e Sexualidades do IHAC – Instituto de Humanidades, Artes e Ciências, que falarão sobre corpo, gênero e sexualidade na cultura contemporânea. A mestranda em Cultura e Sociedade pela UFBA, Viviane V. falará sobre a “Descolonização de Gêneros !nconformes”, o professor Gilmaro Nogueira sobre “O Ânus como Forma de Subversão da Linearidade sexo/gênero” e a professora Carol Barreto sobre “Trans; Registros de um Redesenho Mútuo”. A entrada é franca e o debate é aberto ao público.
Sobre os participantes da mesa :
Viviane V. é mestranda em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com interesses principais em questões relacionadas a identidades de gênero (em particular, questões trans* e transfeminismos), estudos anticoloniais e queer. Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e experiências profissionais nas áreas de auditoria interna e planejamento econômico. Tem tentado, a partir de reflexões acadêmicas
e de vivências pessoais-políticas, re+des+construir suas identidades de gênero, afetividades e perspectivas políticas de forma a ir desenhando uma inserção crítica no mundo, profundamente intersecional e particularmente preocupada com o direito humano às autoidentificações de gênero.
Gilmaro Nogueira, professor, graduado em Psicologia, especialista em Estudos Culturais, Histórias e Linguagens, mestre em Cultura e Sociedade – UFBA, pós-graduando em Atenção a Usuários de Álcool e Outras Drogas, membro do grupo de pesquisa CUS – Cultura e Sexualidade.
Carol Barreto é professora, designer de Moda e mestre em Desenho, Cultura e Interatividade – UEFS, docente do Bacharelado em Estudos de Gênero e Diversidade, Departamento de Ciência Política, Faculdade de Filosofia E Ciências Humanas (FFCH), pesquisadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Mulher – NEIM/UFBA.