Mês da Visibilidade Bi: Frente Bissexual Brasileira apresenta Festival BI+

Notícias
24 de setembro de 2020
por Genilson Coutinho

Com uma programação 100% online, a primeira edição do Festival Bi+ contará com quase 8 horas de atrações artísticas e culturais protagonizadas por pessoas bissexuais no sábado dia 26 de Setembro.

Em 1999, três ativistas bissexuais dos Estados Unidos criaram o que hoje conhecemos como o Dia da Visibilidade Bissexual, comemorado anualmente em vários lugares do mundo no dia 23 de Setembro. É uma data afirmativa extremamente relevante pois pessoas bissexuais ainda sofrem bifobia por parte da sociedade e muitas vezes dentro da própria comunidade LGBT+. Constantemente sendo invisibilizados e tendo suas subjetividades invalidadas e postas em questionamento, bissexuais de todo os países levantam suas bandeiras para legitimar sua existência e desconstruir esses preconceitos.

Para afirmar e celebrar o orgulho bissexual em 2020, a Frente Brasileira Bissexual, formada por coletivos bissexuais e militantes independentes, organizam a primeira edição do Festival Bi+, um evento 100% online com apresentações musicais, literárias e outras formas de arte protagonizada por artistas bissexuais.

Com objetivo de projetar a voz e a arte de pessoas bissexuais, o Festival Bi+ contará com aproximadamente 8 horas de atrações ininterruptas, e está com uma campanha de arrecadação no Catarse para viabilizar acessibilidade em LIBRAS para toda a programação. Apesar da Frente reunir ativistas e coletivos de quase todos os cantos do país, isso não é suficiente para garantir a construção de um evento verdadeiramente plural e acessível. Todos os organizadores e artistas participantes estão envolvidos de forma voluntária na construção do Festival Bi+ pelo ativismo e visibilidade das pautas bi. A campanha de financiamento coletivo tem o objetivo específico, portanto, de angariar recursos para o impulsionamento amplo do evento e remuneração do trabalho de intérpretes de LIBRAS na programação.

O Festival Bi+ possui caráter antirracista, trans aliado, feminista interseccional, anti-capacitista e diverso regionalmente. A programação será transmitida no canal do Youtube da Frente Bissexual Brasileira a partir das 15h (horário de Brasília) no sábado dia 26 de setembro.

O Festival Bi+ possui caráter antirracista, trans aliado, feminista interseccional, anti-capacitista e diverso regionalmente. A programação será transmitida no canal do Youtube da Frente Bissexual Brasileira a partir das 15h (horário de Brasília).

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.